Há uma festa no Douro para promover vinhos e gastronomia
É a 1.ª edição do Douro Wine Fest e, até domingo, celebra as vindimas com provas de vinhos, demonstrações culinárias ou duelos de chefes no Peso da Régua. A entrada é livre
O evento, similar ao que já se realiza há três anos no Porto, sobe este ano pela primeira vez o rio Douro e instala-se no cais da Régua para promover a gastronomia e o vinho, um produto considerado "estratégico" para a região norte.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O evento, similar ao que já se realiza há três anos no Porto, sobe este ano pela primeira vez o rio Douro e instala-se no cais da Régua para promover a gastronomia e o vinho, um produto considerado "estratégico" para a região norte.
Organizado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Câmara do Peso da Régua, o Douro Wine Fest realiza-se até 21 de Setembro, domingo, numa altura em que, um pouco por toda a região, decorrem as vindimas, aquela que é considerada a "festa" da mais antiga região demarcada do mundo.
Em comunicado, a organização refere que o evento pretende "atrair visitantes ao território", tendo ainda como objectivo contribuir para "dinamizar a economia local e regional".
Durante estes dias, o cais da Régua vai acolher vários "stands" para expositores, salas de provas e degustação, áreas "lounge", zona para "showcookings" e "workshops" comentados, espaço para os mais novos, entre outras valências dedicadas às artes e à cultura em geral. Para os quatro dias de festival estão previstas cerca de 50 acções.
O programa do Douro Wine Fest aposta nas ações vínicas e gastronómicas, com provas comentadas, demonstrações culinárias, aulas práticas e duelos de chefes, onde se fará a ligação das receitas aos vinhos do Douro.
Estão ainda programados duelos de chefes inesperados e enólogos improváveis, iniciativas em que figuras públicas ou personalidades conhecidas do grande público vão vestir o papel de chefe de cozinha ou de enólogo. Estão também previstos concertos diários de grupos da região, festival folclórico e passagens de modelos de estilistas e criadores nacionais.
A entrada é livre, mas para aceder às provas de vinhos nos expositores, às provas comentadas e às ações gastronómicas, o visitante terá de adquirir um "voucher", que custa cinco euros e que contempla um copo oficial, cinco senhas de provas e três acessos às acções vínicas ou gastronómicas.
O Douro Wine Fest insere-se no projecto Wine Fest cofinanciado pelo Programa ON.2, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).