Arquiteturas Film Festival exibe 90 filmes em Lisboa a partir de 24 de Setembro

Festival Internacional de Cinema e Arquitectura regressa a Lisboa. "Não há Cinema sem Arquitecturas" é o mote

Foto
Charles Henry/Flickr

O Arquiteturas Film Festival Lisboa — Festival Internacional de Cinema e Arquitectura vai regressar à capital entre 24 e 28 de Setembro em segunda edição com 90 filmes, 35 em competição, anunciou esta terça-feira a organização.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Arquiteturas Film Festival Lisboa — Festival Internacional de Cinema e Arquitectura vai regressar à capital entre 24 e 28 de Setembro em segunda edição com 90 filmes, 35 em competição, anunciou esta terça-feira a organização.

O certame dedicado à arquitectura no cinema vai abrir com a estreia absoluta em Portugal do filme "Cathedrals of Culture", um projecto 3D concebido por seis realizadores diferentes, entre eles Wim Wenders, Robert Redford e Michael Madsen. As sessões vão decorrer no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema, ambos em Lisboa.

"Não há Cinema sem Arquitecturas" é o lema deste festival que, segundo a organização, tem como objectivo "abraçar as infinitas possibilidades de combinação entre a arquitectura e o cinema", e ainda fomentar discussões em torno dos assuntos que os filmes abordam. O júri internacional será composto por criadores ligados às artes visuais e à arquitectura, nomeadamente Alexandra Areia, Marting Garber Salzberg, José Manuel Castanheira, Justin Jaeckle, Pedro Campos Costa, Edgar Martins e Rita Nunes.

A par do programa de exibição de filmes, estão previstas actividades paralelas como "workshops" de cinema com a realizadora Merve Bedir, de marketing, com a empresa Creative Minds, de arte digital, com o atelier de arquitectura português Digitalab e russo Branchpoint Project, e um especial para crianças com o atelier Latitudes.

Haverá ainda uma "masterclass" com o colectivo italiano Zimmerfei, acompanhado de uma retrospectiva dos seus filmes, e sessões de conversas entre dois oradores: Álvaro Domingues com Diogo Seixas Lopes, Rodrigo Areias com Jorge Figueira e Edgar Pêra com Nuno Grande. Os prémios do festival serão entregues na sessão de encerramento, no dia 28 de Setembro, às 22h, no Cinema City Alvalade.