Xbox One finalmente em Portugal!

A Microsoft apresenta a sua consola em Setembro. Época em que, tradicionalmente, o orçamento é limitado, seja pelo retorno das férias, ou, pela entrada no ano lectivo

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Entre todas as produtoras de consolas, a Microsoft é, sem dúvida nenhuma, a que tem estado numa posição mais delicada. Desde o início do anúncio da Xbox One e da implementação de novas políticas para o mercado que a empresa tem sido muito criticada. Mas, num espaço de cerca de um ano, a gigante norte-americana também demonstrou estar atenta ao seu público, pelo que muitas situações mudaram.

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Entre todas as produtoras de consolas, a Microsoft é, sem dúvida nenhuma, a que tem estado numa posição mais delicada. Desde o início do anúncio da Xbox One e da implementação de novas políticas para o mercado que a empresa tem sido muito criticada. Mas, num espaço de cerca de um ano, a gigante norte-americana também demonstrou estar atenta ao seu público, pelo que muitas situações mudaram.

Esta semana, finalmente, a Xbox One chegou a Portugal. É a última consola a chegar à “festa”, mas ainda a tempo de causar sensação. Lançada oficialmente na Fnac do Colombo, a nova consola da Microsoft foi rodeada de duas competições cujo prémio final era, evidentemente, o novo sistema norte-americano. Também houve um debate de ideias, entre jornalistas de videojogos, sobre as expectativas da Xbox One (Salão de Jogos e Multimédia com Todos), juntamente com dois produtores portugueses de videojogos vindos da Bica Studios e Biodroid,

Mais uma vez se nota que a nova equipa da Microsoft em Portugal está decidida a mudar o posicionamento da marca. Não só continua com uma sinergia saudável com as produtoras nacionais, como demonstra um espirito aberto com o seu público. A minha crítica principal ao evento é quanto à forma pouco energética do debate. Não houve estrutura ou um fio condutor, parecendo serem uns colegas que se encontraram numa mesa e que, por acaso, decidiram falar da Xbox One. Isto palpitado por "trailers" desactualizados dos jogos para a consola, como, por exemplo, Fifa 14 e Battlefield 4.

Comparações com a PS4

Claro que existe a tentação de comparar este lançamento com o da Sony. Afinal, foram os dois no mesmo local, seguindo uma lógica semelhante, mas, é importante realçar as datas diferentes. Enquanto a Sony lançou a sua PS4 perto do Natal, e por isso, as carteiras estavam mais recheadas; a Microsoft apresenta a sua consola em Setembro. Época em que, tradicionalmente, o orçamento é limitado, seja pelo retorno das férias, ou, pela entrada no ano lectivo.

Nas redes sociais e mesmo dias antes, podia-se traçar um perfil do consumidor. Muitos referiram que estão interessados na Xbox One, mas, que não têm ainda orçamento disponível. Talvez para o Natal, altura em que até vão chegar mais jogos... Seja qual for a razão, neste momento, para o consumidor, o entretenimento não é uma prioridade e talvez isto até ajude a explicar as moderadas vendas do sistema.

Resta-me dar as boas-vindas à Xbox One e esperar que, desta vez, a Microsoft venha decidida a mudar a estratégia para Portugal. Pelo menos, tem demonstrado nos últimos meses que está disposta a aceitar o desafio e tem capacidade para o fazer.