Apple alega que roubo de fotos se deveu a fragilidades das passwords
Empresa reconhece que contas de celebridades foram violadas, mas nega que tenha havido falha de segurança da sua parte.
“Após mais de 40 horas de investigação, descobrimos que as contas de algumas celebridades foram violadas por ataques muito concretos aos nomes de utilizador, palavras-passe e perguntas de segurança, uma prática que se tornou muito comum na Internet”, diz um comunicado publicado na terça-feira à noite.
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“Após mais de 40 horas de investigação, descobrimos que as contas de algumas celebridades foram violadas por ataques muito concretos aos nomes de utilizador, palavras-passe e perguntas de segurança, uma prática que se tornou muito comum na Internet”, diz um comunicado publicado na terça-feira à noite.
Na mesma pequena declaração, a Apple desmente que tenha havido qualquer falha da sua parte. “Nenhum dos casos que investigámos resultou de falhas em algum dos nossos sistemas, incluindo o iCloud [aplicação de armazenamento em nuvem] ou o Find My iPhone [uma aplicação para detectar um telefone perdido ou roubado]”, acrescenta a empresa norte-americana, referindo que continuará a trabalhar com as autoridades para identificar os responsáveis pelo ataque – o FBI já confirmou que está a investigar o caso, em que dezenas de fotos íntimas de celebridades (incluindo nus) foram publicadas na Internet.
Assim que foi conhecido este ataque – que levou à divulgação pública de fotos íntimas de celebridades como a actriz Jennifer Lawrence e a cantora Rihanna – vários sites especializados apontaram que teria sido uma falha no serviço Find My iPhone a abrir a porta aos piratas informáticos.
Através dessa falha teriam sido feitas várias tentativas para entrar nas contas das vítimas até se conseguir chegar à palavra-passe correcta. A maioria dos serviços online bloqueia o acesso a uma conta quando são feitas tentativas de acesso incorrecto, impedindo ataques por “brute force” (força bruta).
Apesar de negar qualquer falha nos seus serviços, a Apple não responde concretamente à suspeita de que os piratas puderam fazer inúmeras tentativas até conseguirem entrar nas contas.
A fechar o curto comunicado, a Apple deixa dois conselhos para evitar este tipo de ataques: criar uma palavra-passe forte e activar a confirmação em dois passos, o que significa usar, além da password, um código, à semelhança do que acontece, por exemplo, com vários sites dos bancos, em que o utilizador recebe um código por telemóvel para validar uma determinada operação.