Demite-se Klaus Wowereit, o inventor da Berlim “pobre mas sexy”
Político alemão fez história ao assumir a sua homossexualidade na campanha de 2001, quando foi eleito. A desastrosa história de atrasos do aeroporto de Berlim manchou-lhe a carreira.
“Deixo o meu lugar à disposição”, disse simplesmente. “Vou de livre vontade”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“Deixo o meu lugar à disposição”, disse simplesmente. “Vou de livre vontade”.
Já parecem longe os tempos em que Wowereit se candidatou à câmara de Berlim, um político social-democrata que acabou por revelar a sua homossexualidade quando um jornal se prepararia para a tornar pública. Tornou-se uma figura célebre também por causa disso. “Sou gay, e isso também está bem”, disse na altura.<_o3a_p>
Enquanto esteve à frente dos destinos de Berlim, a cidade mudou, tornando-se uma metrópole cada vez mais apetecida, um dos principais destinos turísticos da Europa, depois de Londres e Paris.<_o3a_p>
Os seus críticos dizem que apesar do slogan “pobre mas sexy” (dito numa entrevista em 2004 e desde então usado para definir a cidade endividada), Berlim está cada vez mais invadida por habitação de luxo e que a gentrificação está a afastar habitantes cada vez mais para os subúrbios ou mesmo para outras cidades. <_o3a_p>
Mas terá mesmo sido o desastre da obra do novo aeroporto que terá feito o político de 60 anos anunciar a saída, marcada para Dezembro. Wowereit demitiu-se da presidência da sociedade encarregada pelo aeroporto, mas nada apaga a sua quota-parte de responsabilidade de um fiasco tão gigante quanto a magnitude da obra que iria mudar a porta de entrada aérea em Berlim.
Na conferência de imprensa desta terça-feira, Wowereit disse que “muita gente pensa sempre na crise do aeroporto, mas houve várias outras crises”.
<_o3a_p>Wowereit governou em coligação com o partido Die Linke (esquerda radical) durante dez anos antes de formar uma coligação com a União Democrata-Cristã (CDU) em 2011. Os Verdes já pediram eleições antecipadas para um novo executivo.