RC Toulon autoritário, Clermont prometedor
Sem surpresas, os principais candidatos saíram vitoriosos na segunda jornada do Top 14
Depois de uma primeira ronda onde o “novo” Top 14 se mostrou, a segunda jornada do campeonato francês cimentou a ideia de que em 2014-15 a exigência e a espectacularidade da prova não nos vão desiludir.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Depois de uma primeira ronda onde o “novo” Top 14 se mostrou, a segunda jornada do campeonato francês cimentou a ideia de que em 2014-15 a exigência e a espectacularidade da prova não nos vão desiludir.
O Toulouse que tinha sentido dificuldades na semana passada, silenciou as criticas com uma exibição quase perfeita contra o Castres, o vice-campeão francês. Num derby quase de sentido único, o Toulouse conseguiu uma vitória por 35-6, alcançando o desejado bónus ofensivo e o primeiro lugar da tabela quando Sebastien Bezy, a quatro minutos do fim, fez o quarto ensaio.
O Clermont foi, sem dúvida, a equipa com a melhor actuação do fim-de-semana, tendo alcançado uma vitória em casa do Brive, equipa que no ano passado tinha um registo imperial no seu recinto. Com o triunfo por 21-6, a equipa de Clermont, que desta vez não contou com Julien Bardy, parece estar a encontrar o (bom) ritmo do ano passado apesar da mudança de treinador.
De salientar ainda o regresso à competição de Camille Lopez, abertura internacional francês contratado ao relegado Perpignan, que estava ausente por lesão há mais de 7 meses. Na equipa do Brive, Thomas Laranjeira jogou os 80 minutos.
Bayonne, Bordeaux e Montpellier não desiludiram e ganharam os seus jogos em casa contra Oyonnax (38-12), Racing Metro (30-21) e Grenoble (20-17), mostrando mais uma vez a exigência deste campeonato onde o factor casa fará, quase sempre, a diferença.
O campeão recebeu em Mayol o promovido La Rochelle, que apesar da derrota na primeira jornada, tinha mostrado pontos muitos positivos e uma enorme vontade de jogar. Mas, apesar de a equipa do Oeste de França ter começado melhor com um ensaio logo aos 2 minutos, o RC Toulon não perdoou e acabou por marcar nove ensaios e ganhar o jogo com um esclarecedor 60-19, mostrando claramente que, mais uma vez, é o mais sério candidato ao titulo.
Para fechar a jornada, o Stade Français, motivado pela sua vitória fora na última jornada, contra o Castres, recebia em Paris o campeão da Pro D2 e recentemente promovido Lyon. O “lobo” como é conhecido a equipa de Lyon, mostrou um enorme espírito de sacrifício, e mesmo depois de ter sofrido dois ensaios na primeira parte, conseguiu chegar ao ponto de bónus defensivo, numa vitória parisiense, por 23-20.