Estes artigos ilustrados tornam a cozinha mais Nham Nham!
Existe uma nova marca de artigos para a tua cozinha. Chama-se Nham Nham! e tem várias peças ilustradas (receitas também) que pretendem tornar o espaço culinário mais moderno, divertido e personalizado
E se o teu avental se chamasse Bárbara? Ou Ofélia? Na Nham Nham! todas as peças têm um nome além de uma ilustração. Esta é uma nova marca de artigos de cozinha que une originalidade e funcionalidade ao mundo da culinária.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
E se o teu avental se chamasse Bárbara? Ou Ofélia? Na Nham Nham! todas as peças têm um nome além de uma ilustração. Esta é uma nova marca de artigos de cozinha que une originalidade e funcionalidade ao mundo da culinária.
A Nham Nham! nasceu em Maio e conta com quatro colecções da autoria das ilustradoras Rafaela Rodrigues, Ana Seixas, Tina Siuda e Bárbara Fonseca. Cada uma das colecções tem cinco peças: um avental, uma pega, uma luva, uma toalha de chá e um saco de compras. Todas feitas em tecido português e embaladas em cartão reciclado. Atrás de cada embalagem pode ler-se uma pequena descrição da peça que se apresenta dizendo o seu nome e de que colecção "especial" faz parte.
Há pessoas que na passagem de um ano para o outro desejam que o projecto dos seus sonhos lhes caia do céu. Ema, por outro lado, prometeu que o iria criar, pelas suas próprias mãos. E assim foi este ano, com a colaboração das ilustradoras Tina e Rafaela que nasceu a Nham Nham!, “uma marca virada para produtos usáveis relacionados com a cozinha”, explica ao P3 a autora da marca.
“Na última noite de 2013 eu defini que ia avançar com um projecto de artigos de cozinha, mas precisava de ajuda. Dois meses depois convidei a Tina, porque não me conseguia organizar, entretanto a Rafaela começou a ajudar-nos e então ficámos as três. A ideia veio pelo gosto que tenho pela cozinha, pela culinária e pela comida. Gosto muito de comer e de cozinhar. Gostamos as três. E esta união fez com que quiséssemos criar esta marca”, acrescentou Ema, que além de impulsionadora da Nham Nham! é também galerista na Ó! Galeria.
A marca lançou-se no mercado com 100 peças, 25 de cada colecção. Pretendem com este número testar o mercado e as potencialidades do seu conceito. Optaram por apoiar o "pequeno comércio" português e portuense, por isso, as suas peças estão à venda em lojas do Porto, como é o caso da CRU e da Almada 13. É também possível comprar produtos no site.
Tina Siuda tem 27 anos, é polaca e formada em design e ilustração. Além de ser uma das criadoras da marca, em conjunto com Ema e Rafaela, é responsável pela ilustração de uma das colecções. Conta-nos que para o padrão da sua colecção se inspirou numa tarte de maçã que Ema lhe "fez um dia". "Os ingredientes são maçãs e limões, então eu comecei a desenhá-los com pernas, todas contentes, com sorrisos. Quis fazer uma coisa engraçada, a minha inspiração é "felicidade"", explica-nos a jovem ilustradora.
Além dos cinco artigos das colecções a Nham Nham! tem "receitas ilustradas" — ilustrações em folhas A3 ou A4 que contam como se faz determinada receita. Este género de receita decorativa conta com a participação de ilustradores convidados pela marca. “O convite aos ilustradores foi baseado no projecto da Planeta Tangerina, o Felicidário, em que todos os dias havia uma ilustração sobre o que era a felicidade para a faixa etária dos idosos” conta Ema.
As receitas ilustradas são a parte personalizável deste projecto. Além dos artigos em colecção as pessoas interessadas podem encomendar uma ilustração para a sua receita favorita.
Novidades estão para breve, a Nham Nham! está a pensar criar uma colecção para o Natal, "ainda mais exclusiva que esta, com peças únicas por exemplo", sugere Ema.
Os produtos podem ser comprados individualmente e custam entre 25 e 50 euros. São para pessoas que "dão valor à cozinha e à ilustração", admite a galerista.