A máquina de escrever de Tom Hanks é a aplicação mais vendida no iTunes

A aplicação para iPad pensada pelo actor tem três versões em que só muda o design – e uma delas é gratuita.

Fotogaleria

“Com a Hanx Writer, vai ouvir o ritmo do seu trabalho ao som de um shook shook ou de um fitt-fitt”, escreve Tom Hanks num comunicado enviado à imprensa a 14 de Agosto para apresentar a aplicação gratuita lançada nesse dia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“Com a Hanx Writer, vai ouvir o ritmo do seu trabalho ao som de um shook shook ou de um fitt-fitt”, escreve Tom Hanks num comunicado enviado à imprensa a 14 de Agosto para apresentar a aplicação gratuita lançada nesse dia.

Na descrição da aplicação na AppStore, o vencedor de dois Óscares explica como sempre gostou da sensação de uma máquina de escrever e de como isso não mudou com os computadores mais rápidos e silenciosos. “No final dos anos 1970 comprei uma máquina de escrever – suficientemente portátil para viajar pelo mundo, suficientemente resistente para sobreviver ao teclar dos meus dedos durante décadas”, escreve e continua dizendo que desde então comprou muitas mais: "cada uma com diferentes designs, velocidades e som. Cada uma marca no papel um rasto permanente através das teclas, martelos, fitas, tinta – uma versão mais leve para o acto de gravar na pedra”.

À sensação de escrever juntam-se comodidades dos actuais computadores, como o corrector ortográfico ou a possibilidade de se voltar atrás no texto. “Pode ficar descansado: há a tecla delete para corrigir os seus erros. Seja ousado e destemido”, escreve o actor no texto na AppStore.

Stuart Westphal é o designer da aplicação que partiu de uma ideia de Tom Hanks. “Foi a energia do Tom que me impressionou. Queria captar esse espírito para a aplicação. Nostálgico, sim, mas uma ferramenta que funciona bem e é agradável para se usar mais que uma vez.”

A aplicação gratuita mostra no ecrã um modelo de máquina de escrever com teclas pretas e as peças da máquina em prateado, mas há ainda outros dois modelos, cada um a 2,99 dólares (cerca de 2 euros): Hanx 707, um modelo mais próximo das máquinas de escrever vintage com as teclas em verde, e a Hanx Golden Touch, em branco com letras douradas.