Underground Resistance e Laurent Garnier no arranque do Neopop em Viana do Castelo
Entre esta quinta-feira, 14 de Agosto, e sábado, 16, Viana do Castelo acolhe a nona edição do festival Neopop. Organização espera receber 20 mil pessoas
Os Underground Resistance e Laurent Garnier são os destaques do primeiro dia da nona edição do festival Neopop, que começa esta quinta-feira, 14 de Agosto, junto ao Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os Underground Resistance e Laurent Garnier são os destaques do primeiro dia da nona edição do festival Neopop, que começa esta quinta-feira, 14 de Agosto, junto ao Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
Carl Cox, Richie Hawtin e Jeff Mils são outras das "lendas vivas" que vão passar pelo palco montado no largo da estátua de Viana até ao dia 16. "Temos um cartaz feito de verdadeiras lendas vivas, artistas que sempre brilharam neste estilo musical desde início dos anos 90 e que estão no top mundial. São artistas que estão para este estilo musical como os Rolling Stones para o rock. Conseguir juntá-los a todos num só evento faz dele o mais apetecível da Europa", afirmou à agência Lusa Raul Duro, promotor do festival.
Este ano, a organização espera receber nos três dias do festival cerca de 20 mil pessoas de Portugal e de mais de 21 países. "É sinal que estamos a chegar ao mundo pelas melhores razões. São pessoas que acabam por conhecer a cidade, tradicionalmente minhota, acolhedora e com uma gastronomia rica. É uma experiência nova", explicou Raul Duro.
De acordo com o mesmo responsável, na edição do ano passado, e de acordo com um estudo realizado por alunos do Instituto Politécnico de Viana d Castelo (IPVC), o festival gerou um volume de negócios "superior a dois milhões de euros".
O reforço de segurança no recinto e na cidade foi, segundo a organização, uma das principais preocupações para este ano, quer através da contratação de uma empresa privada, quer em articulação com a PSP local. Mais conforto e higiene possível para os festivaleiros foi outra das apostas da organização, que garantiu ainda estar já a preparar a edição 2015. "Para o ano comemoramos dez anos de Neopop. Já estamos a trabalhar na nova edição para termos uma coisa em grande", disse Raul Duro.
Esta noite noite sobem ainda ao palco John Digweed, Josh Wink e Pan-Pot. Na sexta-feira é a vez de Jeff Mills, Recondite (live), Richie Hawtin, Vakula. O festival termina no sábado com Carl Cox, Nina Kraviz, The Persuader (aka Jesper Dahlbäck_live), Uner (live/dj set), Le Grand Finale, Tale Of Us.