Hospital francês abre bar de vinho para doentes em estado terminal
Iniciativa pretende que os pacientes se divirtam apesar da gravidade da sua situação.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“Porquê recusar os sabores locais às pessoas em fim de vida? Nada justifica tal proibição. Em vez disso, uma degustação ‘sob supervisão médica’ ajudará a um dia-a-dia muitas vezes difícil”, questiona a responsável.
A unidade de cuidados paliativos do hospital abrirá o bar de vinho no próximo mês, com “garrafas de bons vinhos”, champanhe e whisky armazenados numa cave “em boas condições”, e irá contar com o apoio de parceiros e mecenas para manter o espaço a funcionar. O acesso a vinhos de topo está ainda a ser estudado, indica o site do hospital. Aceitam-se também doações de bebidas para os doentes.
Os funcionários do hospital vão receber formação para pôr em prática a iniciativa, com o apoio de uma sócio-antropóloga.