Chiefs foram ao tapete

Os Brumbies derrotaram os actuais bicampeões e vão defrontar os Waratahs nas meias-finais do Super Rugby

Após dois anos de domínio, os Chiefs vão ter que entregar o título de campeão. A equipa de Hamilton foi neste sábado derrotada em Camberra pelos Brumbies, por 32-30, e são os australianos que seguem para as meias-finais.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Após dois anos de domínio, os Chiefs vão ter que entregar o título de campeão. A equipa de Hamilton foi neste sábado derrotada em Camberra pelos Brumbies, por 32-30, e são os australianos que seguem para as meias-finais.

A reedição da final de 2013 não defraudou as expectativas. Num grande jogo no GIO Stadium, as duas equipas acabaram por disputar o triunfo até ao último segundo. O jogo começou com os neozelandeses amorfos e os australianos a todo o gás. Embora tenham sido os Chiefs a pontuar primeiro (penalidade de Aaron Cruden, aos 2’), os Brumbies aproveitaram um cartão amarelo a Tim Nanai-Williams, aos 4’, para dispararem no marcador: aos 10’, ensaios de Nic White e Robbie Coleman colocavam a equipa da casa na frente por 14-3.

E o regresso de Nanai-Williams ao relvado não colocou um travão aos Brumbies. Apesar da igualdade numérica, os australianos conseguiram o terceiro ensaio por Jesse Mogg, aos 20’, e antes da meia-hora os Chiefs já perdiam por 3-22. Apesar de desvantagem, os neozelandeses souberam manter o sangue frio e, nos últimos minutos da primeira parte, acamparam na área de 22 metros rival, acabado por serem premiados com um ensaio de Bundee Aki (10-22).

Foto

O início da segunda parte foi o inverso do arranque do encontro. Aos 47’, Henry Speight viu um amarelo e desta vez foram os Chiefs a aproveitar a superioridade numérica: com ensaio de Kerr Barlow (50’) e Nanai-Williams (55’) o marcador voltou a registar uma igualdade (25-25).

No entanto, os Brumbies conseguiram seis minutos chegar ao quatro ensaio, por Jarrad Butler e, com a conversão de Leali'ifano, garantiram uma preciosa vantagem de sete pontos (32-25).

Obrigados a marcar um ensaio convertido para evitar a derrota, os Chiefs arriscaram tudo nos últimos minutos e Gareth Anscombe, acabado de entrar, fez o quarto ensaio neozelandês a três minutos do fim. Porém, Cruden falhou a conversão e os Brumbies seguraram a vitória, por 32-30.

Com o triunfo, os australianos vão agora viajar até Sydney, onde no próximo fim-de-semana vão protagonizar umas meias-finais “made in Australia”: Waratahs-Brumbies.