“As circunstâncias têm que ser esclarecidas sem demora”
Primeiras reacções à queda do avião da Malaysia Airlines que vitimou quase três centenas de passageiros na Ucrânia.
Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América
“É uma tragédia terrível. Os Estados Unidos oferecem todos os meios para ajudar a perceber o que se passou e por que razão.”
Catherine Ashton, chefe da diplomacia da União Europeia
“Estamos chocados por estas notícias preocupantes sobre a circunstância da perda trágica de um avião da Malaysia Airlines sobre o território ucraniano e pela perda de um tão grande número de vidas. As circunstâncias têm que ser esclarecidas sem demora e um inquérito internacional deve ser iniciado para que seja feita luz sobre esta tragédia. Pedimos a todas as partes na região da queda que permitam um acesso total ao local para que este seja imediatamente isolado, e que cooperem [com a investigação] e que partilhem todas as informações pertinentes. [...] Trata-se de uma nova e dolorosa ilustração das razões pelas quais é tão urgente pôr fim a este conflito.”
David Cameron, primeiro-ministro britânico
“Estou chocado e triste pela queda do avião malaio. [Uma equipa] está reunida para discutir as circunstâncias [do acidente].”
Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da NATO
“Estou profundamente chocado e entristecido. […] Há muita coisa pouco clara sobre esta queda. Porém, a instabilidade na região, causada pelos separatistas pró-Rússia, criou uma situação muito perigosa. É importante que seja feita uma investigação internacional profunda para que se estabeleçam os factos e para que os responsáveis sejam levados à justiça”.