Anafre lança projecto de modernização administrativa das freguesias

Prestação de serviços pela internet vai ser financiada por verbas comunitárias do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Foto
JOSE CARLOS COELHO

Segundo a Anafre, em comunicado esta quarta-feira, na reunião do conselho directivo, em Padronelo (Amarante), terá início a recepção de candidaturas para a adesão ao Projecto de Modernização Administrativa das Freguesias.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Segundo a Anafre, em comunicado esta quarta-feira, na reunião do conselho directivo, em Padronelo (Amarante), terá início a recepção de candidaturas para a adesão ao Projecto de Modernização Administrativa das Freguesias.

O projecto promovido pela Anafre "vai permitir a disponibilização de serviços online, numa lógica do sistema de balcão único", visando uma maior eficiência nas respostas aos cidadãos e uma redução nos custos de atendimento.

A criação de uma plataforma na internet, integrando as juntas de freguesia aderentes, permitirá aos interessados, após validarem o acesso com o cartão de cidadão, requerer a emissão de atestados de residência e informar a autarquia respectiva de ocorrências, entre as quais rupturas em canalizações ou buracos em vias rodoviárias.

De acordo com a Anafre, o projeto "é desenvolvido na sequência de uma candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA), abrangendo apenas as regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo)", mas o serviço será posteriormente disponibilizado às freguesias que fazem parte da associação.

O projecto é financiado por verbas comunitárias do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e a comparticipação nacional será assegurada pelas freguesias que participarem na iniciativa.

A Anafre informou que o prazo para a manifestação da vontade para aderir ao projecto decorre até 31 de Agosto. O conselho directivo da Anafre vai reunir-se em Padronelo, Amarante, como forma de homenagear o presidente da associação, Cândido Moreira, que faleceu a 27 de Junho, aos 59 anos, vítima de doença prolongada.

O autarca socialista liderava a Anafre desde 2 de Fevereiro, tendo sido eleito para o cargo com 94% dos votos.

O cargo de presidente da Anafre vai ser ocupado por Pedro Cegonho, actual vice-presidente, eleito pelo PS presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique (Lisboa).