Anita Picnic: já não há desculpas para não fazeres um piquenique

Carla e Pedro criaram uma marca própria por uma razão simples: gostam de design, ler deitados na relva e fazer piqueniques. Inspiraram-se nos livros da Anita e fizeram cestos, toalhas e guardanapos. Anita Picnic é uma “celebração da vida ao ar livre”

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Carla Cantante é designer de moda, Pedro Pires é director criativo da agência de design e comunicação Ivity. Juntos tiveram uma ideia: aliar aquilo que gostam — design, espaços ao ar livre e estar com os amigos — e criar uma marca própria de “objectos artesanais” com “padrões originais”. Em Maio de 2014 nasceu o Anita Picnic, uma “nova era de romantismo social”.

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Carla Cantante é designer de moda, Pedro Pires é director criativo da agência de design e comunicação Ivity. Juntos tiveram uma ideia: aliar aquilo que gostam — design, espaços ao ar livre e estar com os amigos — e criar uma marca própria de “objectos artesanais” com “padrões originais”. Em Maio de 2014 nasceu o Anita Picnic, uma “nova era de romantismo social”.

Anita Picnic foi buscar a paixão e a ingenuidade aos livros da Anita. “Quem nasceu nos anos 70 lembra-se das suas aventuras. A marca pretende reúnir essa memória de infância e transportá-la para um contexto especial”. Foi através da observação de uma tendência de “recuperação do hábito de ir para os jardins e fazer piqueniques” que desenvolveram o conceito. Para já, existem três modelos de cestos e outros complementos de refeição como guardanapos, toalhas e o próprio forro.

Aliar o design com o saber fazer artesal foi também uma das principais preocupações dos criadores, que apostaram na parceria com artesões locais. Os produtos, totalmente portugueses, são feitos à mão e contam também com a colaboração do Maga Atelier, um atelier de design e comunicação em Lisboa.

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Desde Junho, é possível encomendar os produtos na loja online mas também adquiri-los em espaços como “A Vida Portuguesa” e “Temporary Brands”, no Porto e em Lisboa. Para já, não pensam em personalizar os produtos pois o que os move é o "gosto pelo desenho".

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Os cestos estão disponíveis em três modelos DR

Apesar dos cestos e dos têxteis serem os principais objectos até agora comercializados, a ideia é “ir aumentando a linha de produtos, combatendo a sazonalidade no Inverno”, explica Pedro Pires. A equipa tem vindo a desenvolver produtos para ocasiões como campo, montanha, praia e eventos com preços que variam entre os 7 e os 85 euros. 

Texto editado por Luís Octávio Costa