Crítica
Cinema
Os problemas de adaptar Saramago
Apesar de cuidada, uma adaptação que desilude pelo formalismo oco.
Depois do esquecível A Jangada de Pedra de George Sluizer e do esforço honesto de Fernando Meirelles com o Ensaio Sobre a Cegueira, é a vez do canadiano Denis Villeneuve se atirar ao Homem Duplicado, numa adaptação admirável em termos formais, controladíssima mas tão frustrante como as anteriores. Instalando o filme numa atmosfera de desorientação e inquietação, Villeneuve torna a história de um professor que descobre a existência de um seu sósia num quebra-cabeças algo estéril, paredes meias com o cinema fantástico e apoiado numa interpretação rigorosíssima de Jake Gyllenhaal.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Depois do esquecível A Jangada de Pedra de George Sluizer e do esforço honesto de Fernando Meirelles com o Ensaio Sobre a Cegueira, é a vez do canadiano Denis Villeneuve se atirar ao Homem Duplicado, numa adaptação admirável em termos formais, controladíssima mas tão frustrante como as anteriores. Instalando o filme numa atmosfera de desorientação e inquietação, Villeneuve torna a história de um professor que descobre a existência de um seu sósia num quebra-cabeças algo estéril, paredes meias com o cinema fantástico e apoiado numa interpretação rigorosíssima de Jake Gyllenhaal.Mas os problemas de adaptar Saramago mantêm-se, encerrando O Homem Duplicado num clima de pesadelo que parece esgotar em si próprio as potencialidades do filme, um mal-estar existencialista que o canadiano parece tecer sem esforço a partir do nada mas que elide qualquer tipo de explicação linear sem oferecer em troca mais do que um formalismo cuidado, finalmente oco.
The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/ARTIGO_CINEMA.cshtml' was not found. The following locations were searched:
~/Views/Layouts/Amp2020/ARTIGO_CINEMA.cshtml