Tradiio: e se descobrir boa música te pudesse levar a festivais?
Quando os conceitos de “streaming” e “gaming” se fundem, o resultado tem origem portuguesa e lê-se Tradiio. O “jogo social de music discovery” já conta com mais de dez mil utilizadores e quer tornar-se numa plataforma de descoberta de novos talentos
Partiu-se de uma premissa comum: “a música em Portugal nunca esteve tão bem”. Esta crença foi mais que suficiente para criar o jogo de música Tradiio — que mistura Trade e Radio — uma plataforma de descoberta de talento, que vai para além do streaming, através da atribuição de moedas virtuais para que todos os utilizadores possam jogar.
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Partiu-se de uma premissa comum: “a música em Portugal nunca esteve tão bem”. Esta crença foi mais que suficiente para criar o jogo de música Tradiio — que mistura Trade e Radio — uma plataforma de descoberta de talento, que vai para além do streaming, através da atribuição de moedas virtuais para que todos os utilizadores possam jogar.
Depois de escolherem quais os géneros musicais que preferem, os jogadores competem entre si, apostando nas músicas que acreditam ter mais qualidade. A entrada na plataforma vale cinco mil moedas virtuais, e só assim é possível jogar consoante os gostos musicais indicados. Se os mesmos artistas forem investidos por várias pessoas, esses investimentos “funcionam quase como uma acção pois se subirem ganha-se mais moedas”, explica Miguel Leite, responsável do departamento de Marketing.
A adaptação do “conceito de bolsa” para o mundo da música já conquistou mais de dez mil utilizadores e conta actualmente com cerca de 500 artistas. A procura das bandas, feita inicialmente através de pequenas editoras ou do contacto directo com as mesmas, hoje é cada vez mais escassa uma vez que os próprios artistas inscrevem-se directamente na plataforma.
A aplicação portuguesa pretende ainda diferenciar-se por outro factor: ir além da internet e emergir no mundo “offline”, dando vantagens não só às bandas, mas também aos seus jogadores. Através de vários desafios, os utilizadores podem ganhar acesso a actuações de bandas, bilhetes para festivais ou “ir em estúdio com uma banda e ver como é que se grava um disco”, explica o criador. Por outro lado, as bandas podem ter direito a actuações, ganhar videoclips ou sessões fotográficas e exemplo disso é o Lusco Fusco, sessões de música no terraço promovidas pela organização, onde já passaram nomes como Frankie Chavez, Mike Bek e Tio Rex, Sequin, The StoneWolf Band e Mike El Nite.
“A primeira concretização do offline”
As experiências virtuais não são a única preocupação desta aplicação. O “Tradiio Live” é a primeira grande aventura real para todos os fãs da aplicação e de música portuguesa. O festival decorre no dia 28 de Junho, às 16 horas, no Palácio Braamcamp em Lisboa.
Miguel Leite explica que a organização “procurou ser o mais heterogénea possível”, através da colocação de dois palcos de géneros musicais distintos, “um mais electrónico e outro virado mais para o rock”. Entre as bandas escolhidas, são várias as que se encontram no top da aplicação e ainda será lançado um desafio que permitirá aos vencedores actuarem no evento.
O jogo de música anunciou ainda esta segunda-feira um investimento de 250 mil euros por parte Espírito Santo Ventures e da Exago Ventures. “O objectivo é estando a plataforma estabilizada em Portugal, começarmo-nos a lançar noutros mercados como o inglês e mais tarde o americano”, indica.
A plataforma, totalmente gratuita para os utilizadores, já está disponível na web e Windows Phone e brevemente chegará a Android e IOS.