Franck Ribéry fora do Mundial

Internacional francês vai ser substituído por Rémy Cabella. O médio Clément Grenier também não vai ao Brasil.

Foto
Ribéry foi muito importante durante a fase de qualificação para o Mundial Lionel Bonaventure / AFP

“A ressonância electromagnética feita no hospital de Rambouillett ao início da tarde confirmou o agravamento brusco do seu estado e levou a equipa médica a concluir a sua incapacidade duradoura para se treinar e jogar”, revelou a FFF, através de um comunicado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“A ressonância electromagnética feita no hospital de Rambouillett ao início da tarde confirmou o agravamento brusco do seu estado e levou a equipa médica a concluir a sua incapacidade duradoura para se treinar e jogar”, revelou a FFF, através de um comunicado.

"É a morte na minha alma, que eu seja obrigado a abandonar a selecção de França e renunciar ao Mundial", disse Ribéry, em declarações ao site da FFF, ainda em Clairefontaine, onde os gauleses estão a estagiar. O jogador admitiu ter alimentado esperanças, "depois de ter notado sinais encorajadores". "Mas os testes a que me submeti esta sexta-feira de manhã despertaram as minhas dores lombares", acrescentou.

Garantindo ser o "primeiro adepto" da selecção a partir deste momento, Ribéry diz que abandonou o grupo com o "coração pesado". "Sei que eles vão dar o máximo pela camisola azul e por chegar o mais longe possível na competição", disse o extremo do Bayern.

O seleccionador francês, Didier Deschamps, confirmou que houve um período em que "os exames médicos eram bastante satisfatórios". No entanto, quando a carga física a que Ribéry foi sujeito aumentou, o jogador começou a ressentir-se fisicamente. "Hoje, tudo nos levou a pensar que ele está incapacitado de se treinar durante várias semanas e ainda menos apto a jogar", afirmou Deschamps, durante uma conferência de imprensa.

A lesão de Ribéry era a notícia que os franceses não queriam ouvir, mas que todos temiam. Nos últimos seis meses, o extremo foi assolado por problemas físicos e pouco participou na conquista do campeonato alemão pelo Bayern. Ribéry, considerado o terceiro melhor jogador do mundo em 2013, foi decisivo durante a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, com seis golos e doze assistências. 

Para além do jogador do Bayern Munique, também o médio Clément Grenier, do Olympique de Lyon, vai falhar a competição, por causa de um problema no adutor direito. A França já havia “perdido” o segundo guarda-redes, Steve Mandanda, também por lesão.

Para substituir as duas baixas, foram chamados Rémy Cabella, do Montpellier, e Morgan Schneiderlin, médio que alinha no Southampton. A ausência de Ribéry abre caminho para a titularidade de Antoine Griezmann, da Real Sociedad, que esteve em destaque no amigável frente ao Paraguai, marcando o único golo dos "Bleus".

Ribéry já tinha manifestado problemas durante o estágio da França, e não participou nos dois jogos de preparação dos “bleus” contra a Noruega (4-0) e contra o Paraguai (1-1). Aos 31 anos, o jogador do Bayern já tinha anunciado que este seria o seu último Mundial.

A estrela francesa junta-se ao lote de jogadores que vão ver o Mundial nas televisões dos departamentos clínicos. O avançado colombiano do Mónaco, Radamel Falcao, é uma das maiores ausências no Brasil, depois de não ter recuperado de uma rotura dos ligamentos cruzados feita em Janeiro. Theo Walcott, Victor Valdés, Christian Benteke, Montolivo, Lars Bender e Van der Vaart são outros dos jogadores que vão decerto fazer falta às suas selecções durante a competição.

A lista pode ainda aumentar se alguns dos casos mais preocupantes de jogadores com problemas físicos piorarem. Entre eles está a situação do capitão da selecção portuguesa, Cristiano Ronaldo, que falhou os dois jogos de preparação. Luis Suárez, Diego Costa e Manuel Neuer são outros dos jogadores que correm o risco de não estar aptos para o início da competição.