Oliver Stone vai realizar um filme sobre Snowden

Há dois filmes sobre Snowden em preparação: um a partir do livro de Glenn Greenwald, pelos estúdios Sony, outro a partir do livro de Luke Hardy, realizado por Oliver Stone

Foto
Oliver Stone vai adaptar o livro escrito pelo jornalista Luke Harding sobre Snowden AFP

Na equipa do filme estará ainda o produtor Moritz Borman, que trabalha frequentemente com Stone, e jornalistas do Guardian, como o próprio Luke Harding, vão trabalhar na produção e aconselhar a equipa acerca do caso Snowden.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Na equipa do filme estará ainda o produtor Moritz Borman, que trabalha frequentemente com Stone, e jornalistas do Guardian, como o próprio Luke Harding, vão trabalhar na produção e aconselhar a equipa acerca do caso Snowden.

Stone disse em comunicado que “esta é uma das grandes histórias do nosso tempo”. “É um desafio. Ainda bem que temos o Guardian a trabalhar connosco”, acrescentou. No twitter, Luke Harding escreveu esta segunda-feira que está “entusiasmado com o trabalho de Oliver Stone neste projecto genial. Este filme será uma grande co-produção europeia.”

Oliver Stone, que realizou filmes como JFK (1991), sobre o assassinato de Kennedy, ou Platoon - Os Bravos do Pelotão (1986), sobre a guerra do Vietname, vai agora escrever e realizar uma história sobre o funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana divulgou centenas de documentos protegidos desta instituição ao jornalista Glenn Greenwald do Guardian, em 2013. Com isto ficou exposta a forma como a NSA recolhe informações privadas sobre qualquer cidadão.

Em Julho do ano passado, Stone tinha já declarado Snowden como um dos seus heróis. "Revelou segredos que todos deveríamos saber, que mostram que os Estados Unidos violam repetidamente a quarta emenda [da Constituição dos Estados Unidos da América", disse na altura.

"As histórida de Edward Snowden é verdadeiramente extraordinária. As revelações sem precedentes que fez transformaram para sempre a maneira como vemos o governo e a tecnologia e como nos relacionámos com eles", disse Alan Rusbriger, director do Guardian"Estamos muito contentes por estar a trabalhar com Oliver Stone e Moritz Borman neste filme".

Para além do livro que Harding lançou no início deste ano, publicado em Portugal pela Porto Editora, há um outro sobre o caso Snowden. Edward Snowden - Sem Esconderijo, publicado pela Bertrand, foi escrito pelo jornalista Glenn Greenwald, que publicou as primeiras revelações. Os direitos deste livro foram comprados no mês passado pelos estúdios da Sony e os produtores de James Bond, Michael Wilson e Barbara Broccoli, estão à frente do projecto.