NOS passa a assegurar serviço universal de telefone fixo a partir de domingo

PT Comunicações mantém-se responsável pelas cabines e pelas listas telefónicas.

Foto
Miguel Almeida é o presidente executivo da NOS José Maria Ferreira

Numa nota divulgada esta quarta-feira, a Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações explica que todas as pessoas que estejam interessadas em aderir ao serviço universal a partir de Junho deverão “contactar a NOS ou dirigir-se às suas lojas”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Numa nota divulgada esta quarta-feira, a Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações explica que todas as pessoas que estejam interessadas em aderir ao serviço universal a partir de Junho deverão “contactar a NOS ou dirigir-se às suas lojas”.

Os actuais clientes do serviço universal que entendam manter-se na PT Comunicações poderão fazê-lo, mas a empresa "deixa de estar obrigada a praticar o tarifário” específico deste serviço, que continuará a ser regulado pela Anacom.

A assinatura do contrato do serviço universal ocorrerá na próxima segunda-feira, 2 de Junho. A Zon e a Optimus foram as vencedoras (ainda antes da fusão, e em localizações geográficas diferentes) do concurso público para prestadores deste serviço que visa levar comunicações fixas a todo o país, a preços acessíveis e segundo parâmetros de qualidade definidos pela Anacom.

No conjunto, as duas empresas que agora formam a NOS comprometeram-se a desempenhar este serviço por 12 milhões de euros.