Fotojornalista italiano morto no Leste da Ucrânia

Fundador do colectivo Censuralab foi baleado em Slaviansk, juntamente com o seu intérprete russo.

Foto
Tem havido confrontos em Slaviansk Maxim Zmeyev/Reuters

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"O ministério foi informado pelas autoridades ucranianas da morte do jornalista Andrea Rocchelli, que estava na região de Slaviansk", o bastião dos separatistas pró-russos no Leste do país, lê-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano citado pela agência Ansa.

Rocchelli, um dos fundadores do colectivo independente italiano Censuralab, foi baleado no sábado em Slaviansk juntamente com o seu intérprete, um cidadão russo, avança a agência italiana Ansa.

"A morte de um profissional da informação, no desempenho das suas funções, lembra-nos a todos a tragédia que tem ensanguentado um país que nos é próximo, também neste dia tão importante para a Europa", disse o Presidente italiano, Giorgio Napolitano.