Livros são os que melhor aguentam a quebra do mercado de entretenimento
Videojogos tiveram uma descida de 16% em 2013, seguidos de perto pela música e pelos filmes.
Em tempo de crise, o valor do mercado português de entretenimento encolheu 12% em 2013. O ano anterior tinha sido pior, com uma retracção de 21%. A queda de 1% nos livros foi, de longe, a menor. Já o sector da música encolheu 13% (para perto de 17 milhões de euros) enquanto o dos filmes sofreu uma quebra de 15% (para cerca de 23 milhões). Os videojogos (o que inclui consolas, acessórios e jogos para várias plataformas, mas não as vendas online) acabaram o ano a valer menos 16%, mesmo com o lançamento da PlayStation 4, a mais recente consola doméstica da Sony, que domina o mercado português. As vendas totalizaram os 100 milhões de euros.
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Em tempo de crise, o valor do mercado português de entretenimento encolheu 12% em 2013. O ano anterior tinha sido pior, com uma retracção de 21%. A queda de 1% nos livros foi, de longe, a menor. Já o sector da música encolheu 13% (para perto de 17 milhões de euros) enquanto o dos filmes sofreu uma quebra de 15% (para cerca de 23 milhões). Os videojogos (o que inclui consolas, acessórios e jogos para várias plataformas, mas não as vendas online) acabaram o ano a valer menos 16%, mesmo com o lançamento da PlayStation 4, a mais recente consola doméstica da Sony, que domina o mercado português. As vendas totalizaram os 100 milhões de euros.
Os números mostram também que os livros conseguiram ganhar terreno nos gastos dos consumidores. O sector livreiro acabou o ano passado a representar uma fatia de 55% da facturação total daquelas quatro áreas de entretenimento. Em 2012, os livros já representavam mais de metade do mercado: tinham então uma parcela de 52% do total, uma subida face aos 47% de 2011. Este sector tem sido também marcado por um decréscimo do número de livros editados (foram 30 por dia em 2013, contra 57 em 2010) e das editoras (4000 no ano passado, menos 1200 do que em 2010). Os hiper e supermercados têm vindo a ganhar importância nas vendas de livros, embora paulatinamente. No ano passado, foi nestas superfícies que se fizeram 31% vendas. Há quatro anos, este valor era de 27%.
Já a dimensão do sector dos videojogos no mercado total tem estado em trajectória descendente. Representaram em 2013 um terço do mercado, abaixo dos 36% de 2012 e dos 41% de 2011. Por outro lado, ao longo destes anos, a parcela da música e a do vídeo no total do mercado mantiveram-se inalteradas, nos 5% e 7% do valor total das quatro áreas, apesar das quebras de facturação significativas.
Para este ano, a GfK estima um aumento das vendas de consolas, sobretudo da chamada oitava geração: a Wii U (lançada pela Nintendo em 2012 e cujas vendas estão muito aquém do esperado pela empresa), a PlayStation 4 (posta à venda no final do ano passado) e a Xbox One, da Microsoft, e que só este ano chegará a Portugal. As previsões da GfK apontam para um crescimento de 22% a 25% nas vendas deste tipo de aparelhos, mas antevêem um ligeiro decréscimo na venda de jogos.
Muita televisão, mais Internet
A televisão continua a ser o meio mais frequente de entretenimento em Portugal, mas a Internet tem o crescimento mais rápido. A indicação surge nos resultados de um inquérito da GfK a uma amostra de 1258 pessoas, representativa da população. Os números mostram que 98% dos inquiridos afirmaram ter visto televisão ao longo dos 12 meses anteriores (um ligeira subida de dois pontos percentuais face a um inquérito de 2008) e que 49% navegaram na Internet - mais 18 pontos percentuais.
O mesmo estudo aponta que um terço das pessoas lê livros (ligeiramente menos do que no questionário anterior) e 6% fazem-no em formato digital. Cinco horas é o tempo médio de leitura semanal.
No que diz respeito aos aparelhos, os smartphones e os tablets, protagonizaram, sem surpresas, as maiores subidas: uma em cada cinco pessoas afirmaram ter um smartphone e 14% disseram ter um tablet.