League of Legends e a ascensão dos desportos electrónicos

Existem aqueles que utilizam teclados, ratos e comandos para praticarem o seu desporto favorito. No fundo são todos jogadores

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A Riot Games, produtora do popular jogo League of Legends (LoL), organizou recentemente o torneio LCS EU Spring Playoffs respeitante aos “playoffs” europeus. As equipas que participaram eram constituídas por cinco elementos (mais suplentes), recebem ordenados, treinam mais de 40 horas semanais, têm patrocínios e equipa técnica que as prepara mental e fisicamente para estes torneios. Em suma, uma verdadeira organização profissional.

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A Riot Games, produtora do popular jogo League of Legends (LoL), organizou recentemente o torneio LCS EU Spring Playoffs respeitante aos “playoffs” europeus. As equipas que participaram eram constituídas por cinco elementos (mais suplentes), recebem ordenados, treinam mais de 40 horas semanais, têm patrocínios e equipa técnica que as prepara mental e fisicamente para estes torneios. Em suma, uma verdadeira organização profissional.

No dia 17 de Abril decorreu a atribuição do 3.º e 4.º lugar, juntamente com a decisão final do torneio. No total mais de cinco horas de jogos foram transmitidas gratuitamente pela Internet. Em Portugal, as transmissões oficiais destes jogos marcaram presença em dois estabelecimentos: no Porto, no Maus Hábitos, e em Lisboa, na Xtreme Games. Ambos os eventos foram organizadas pela comunidade League of Legends Portugal, com a benção oficial da Riot Games.

Noutros locais (não-oficiais) como na loja Pressplay (Porto) e bar 1UP (Ramada) também houve oportunidade para deslumbrar o torneio, sendo que no total milhares de pessoas assistiram aos jogos. Muitas vezes ouvem-se vozes a afirmarem que os videojogos tornam o seu público apático e pouco social. Mas, por aquilo que se viu naquele dia, nada podia estar mais longe da realidade. Fazendo uma breve comparação com um clássico de futebol, este normalmente é transmitido em sinal fechado obrigando a deslocação dos fãs para pontos onde possam ver o evento desportivo durante os 90 minutos.

No caso dos videojogos, as partidas de “e-sports” (em português, desportos electrónicos), sobretudo as de LoL, demoram bem mais tempo e são transmitidas gratuitamente. Todas aquelas pessoas no dia 17 podiam ter ficado em casa, mas não o fizeram. Jovens, graúdos, maiores e menores de idade juntaram-se não só para visualizar os jogos, mas também para discutir tácticas e comentar os lances mais intensos.

É notório que a comunidade dos e-sports está a crescer (não só de LoL mas também doutros jogos), e sem dúvida nenhuma no futuro ficará maior. Embora Portugal ainda não tenha uma equipa profissional pode ser que num futuro próximo isso mude. Afinal, ficou mais que provado que existem vários entusiastas dos desportos electrónicos! Quem sabe se da próxima vez não estarão a apoiar uma equipa portuguesa com cachecóis e hinos? E será isso assim tão esquisito? Há quem goste de correr atrás duma bola e é aplaudido. Mas também existem aqueles que utilizam teclados, ratos e comandos para praticarem o seu desporto favorito. No fundo são todos jogadores, mudando simplesmente a forma de abordar a sua paixão e regras associadas.

Já agora, o LCS EU Spring Playoffs foi ganho pela equipa Fnatic, composta por Bora "YellOwStaR" Kim (França), Enrique "xPeke" Cedeño (Espanha), Lauri "Cyanide" Happonen Filandez (Finlândia) e Martin "Rekkles" Larsson (Suécia). Com esta vitória ganharam um total de 50,000 dólares (cerca de 36500 euros). Em Maio estarão presentes na All-Star 2014 em Paris para competir com equipas do mundo inteiro.