Como tornar as fotos mais populares nas redes sociais?
Armas, mini-saias ou bikinis são objectos com "um forte impacto positivo" na popularidade de uma fotografia partilhada nas redes sociais. Conclusão é um de um estudo norte-americano
Um estudo de um investigador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e de especialistas do eBay Research Labs e do DigitalGlobe analisou cor, textura, conteúdo e contexto de mais de dois milhões de fotografias na rede social Flickr, bem como o número de vezes que foram vistas.. "O que torna uma imagem popular?" foi apresentado, em Abril, numa conferência sobre Internet, e aponta os factores que levam uma foto à fama ou ao esquecimento.
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Um estudo de um investigador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e de especialistas do eBay Research Labs e do DigitalGlobe analisou cor, textura, conteúdo e contexto de mais de dois milhões de fotografias na rede social Flickr, bem como o número de vezes que foram vistas.. "O que torna uma imagem popular?" foi apresentado, em Abril, numa conferência sobre Internet, e aponta os factores que levam uma foto à fama ou ao esquecimento.
Armas, mini-saias, bikinis, sutiãs e chávenas têm "um forte impacto positivo" na popularidade de uma foto. Entre os objectos e animais que tiveram um "impacto positivo médio" estão pandas gigantes, basquetebol, joaninhas e arados. As fotos com impacto positivo baixo são as que mostram javalis, carroças e placas solares, entre outros. E há também as fotos com impacto negativo, que incluem espátulas, portáteis, carrinhos de golfe e desentupidores.
Os investigadores também descobriram quais são as cores que mais atraem as pessoas. "Observamos que, em média, as cores mais azuladas e esverdeadas tendem a ter importância menor quando comparadas com as cores mais avermelhadas", escrevem.
Os autores do estudo deixam outras sugestões para aumentar a popularidade das fotografias, como colocar figuras humanas na imagem ou, pelo menos, um ponto de foco bem definido. "Podemos observar que objectos semanticamente importantes, como pessoas, tendem a contribuir positivamente para a popularidade de uma imagem. Cenas abertas com pouca actividade tendem a não ser populares", conclui o estudo.
Além de avaliar o que torna uma foto popular, os investigadores também lançaram uma ferramenta online que permite que os fotógrafos testem as hipóteses de uma imagem ganhar popularidade na web mesmo antes de a publicarem. A pontuação mede-se numa escala de zero a sete. Se a foto ficar com uma pontuação média, de quatro, poderá conseguir 16 visualizações por dia.
No entanto, os autores explicam que a avaliação não é exacta. A ferramenta é falível, pois reconhece apenas mil objectos e não mede o impacto das imagens de celebridades. Os especialistas aconselham os utilizadores a analisar as pontuações de várias imagens antes de escolherem a que vão publicar.