Manchester City vence Premier League
Vitória frente ao West Ham garantiu aos citizens o quarto título inglês da sua história.
Não era complicada a tarefa da equipa de Manuel Pellegrini. Com uma vantagem de dois pontos sobre o Liverpool à entrada para o jogo derradeiro da época, o título só fugiria do City em caso de derrota e de uma vitória dos reds frente ao Newcastle.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Não era complicada a tarefa da equipa de Manuel Pellegrini. Com uma vantagem de dois pontos sobre o Liverpool à entrada para o jogo derradeiro da época, o título só fugiria do City em caso de derrota e de uma vitória dos reds frente ao Newcastle.
No entanto, a tarefa tornou-se ainda mais fácil quando o Newcastle se adiantou no marcador, num lance de infelicidade de Martin Skrtel (20’), que fez o quarto golo na própria baliza esta época. As bancadas de Anfield Road gelaram e as poucas esperanças em alcançar o título que foge há 24 anos esmoreceram.
Em Manchester, os citizens começaram o jogo ao ataque, para tentar resolver a questão rapidamente, mas o golo tardava em aparecer. A tranquilidade surgiu através de um remate colocado de Samir Nasri (39’).
A controlar o jogo e a vencer e com o rival directo em desvantagem, ao intervalo o City já tinha uma mão na taça de campeão inglês.
No segundo tempo, os citizens ampliaram a vantagem e o título ficou praticamente entregue. O capitão Vincent Kompany (50’) atirou para o fundo das redes, na sequência de um pontapé de canto.
Em Anfield, o Liverpool ainda conseguiu ir buscar forças para dar a volta ao resultado. Em apenas dois minutos, Daniel Agger (63’) e Daniel Sturridge (65’) puseram os reds na frente, ambos finalizando após livres batidos por Steven Gerrard.
A vitória de pouco valeu. O Liverpool esteve perto, mas ainda não foi esta época que colocou fim ao jejum que vai fazer bodas prata em 2015.
Do outro lado da tabela, o Norwich perdeu em casa com o Arsenal por 2-0 e confirmou a despromoção da Premier League, juntando-se ao Cardiff e ao Fulham.
O Manchester United fechou com um empate em casa do Southampton (1-1) a pior época em 25 anos, falhando o acesso às competições europeias. Ryan Giggs fez o balanço da sua experiência na orientação dos red devils, dizendo que desejo que "a segunda parte não terminasse". O seu futuro será decidido na próxima semana, quando for definido o próximo treinador do Manchester United.