Cinco comboios especiais de Madrid a Lisboa para a final da Liga dos Campeões

Adeptos do Real Madrid e do Atlético Madrid viajarão em composições diferentes e desembarcam em Santa Apolónia uns e no Oriente outros para não se misturarem

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Paul Hanna/Reuters

Um primeiro comboio especial colocado à venda em Espanha esgotou em 12 horas e transportará adeptos dos dois clubes para Lisboa. Mas as autoridades do país vizinho entenderam que seria mais prudente que os dois clubes viajassem separados, pelo que quatro novos comboios estão a ser preparados, dois para cada um.

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Um primeiro comboio especial colocado à venda em Espanha esgotou em 12 horas e transportará adeptos dos dois clubes para Lisboa. Mas as autoridades do país vizinho entenderam que seria mais prudente que os dois clubes viajassem separados, pelo que quatro novos comboios estão a ser preparados, dois para cada um.

Para evitar confusões, os comboios do Atlético de Madrid partem da estação de Atocha e terão como destino a gare do Oriente. Os do Real Madrid saem de Chamartin e destinam-se a Santa Apolónia. Adeptos de um e de outro clube apanharão assim, depois, linhas de metro diferentes para se dirigirem ao centro da cidade (os comboios chegarão algumas horas antes do encontro) ou ao estádio da Luz.

Os comboios especiais (ao contrário da oferta regular que é nocturna) partirão de Madrid pelas 8h00 de sábado e estarão em Lisboa a meio da tarde, regressando à capital espanhola depois do fim do jogo, onde chegarão na manhã de domingo. As composições são espanholas, de marca Talgo, e incluem compartimentos com beliches ou camas.

Estes quatro comboios estão a ser vendidos exclusivamente pelos clubes e os bilhetes rondam os 140 euros.

A Renfe está a tentar homologar na rede portuguesa a sua última geração de comboios Talgo – o Talgo VII – destinado a realizar comboios-charter sob a denominação de Train & Breakfast e que se destinam a realizar viagens turísticas com um conceito idêntico ao dos navios de cruzeiro. A empresa espanhola vê nesta viagem Madrid-Lisboa-Madrid um balão de ensaio para vir a comercializar este serviço em Portugal.

A invasão espanhola de Lisboa far-se-á também por via aérea, mas não na mesma escala porque não há voos de regresso à noite e isso implica para os espanhóis ficarem em hotéis que, ou já se encontram esgotados ou têm preços que muitos consideram proibitivos.

Fonte oficial da TAP disse ao PÚBLICO que a companhia aérea mantém, para já, a mesma oferta, embora com aparelhos maiores.

Por estrada, ganhou moda o aluguer de carrinhas e mini-autocarros com condutor. Podem custar à volta de 500 euros, o que dá uma quantia relativamente barata por pessoa, e trarão, naturalmente, geleiras com bebida e comida. A existência de um condutor profissional assegura que a viajem de regresso – sobretudo para os adeptos do clube ganhador – se faça com segurança.

Para os que optam por só regressar no domingo, a dificuldade em encontrar hotel tem levado alguns espanhóis a alugar casas em Évora e Badajoz.

Polícia espanhola em Portugal
A chegada dos adeptos do Atlético de Madrid e do Real Madrid ao Oriente e a Santa Apolónia será acompanhada por agentes da PSP que contarão com a colaboração de colegas espanhóis que se deslocarão a Portugal para esse efeito. Fonte oficial da PSP disse que a segurança deste encontro é em tudo semelhante ao de um jogo entre duas equipas rivais portuguesas, embora com a particularidade destas virem de fora do país.

A existência de polícias dos países de origem dos adeptos tem-se revelado frutuosa porque esta conhece os comportamentos e os hábitos dos grupos organizados e ajuda a identificar situações de risco. A sua presença constitui também um elemento dissuasor.