Hole 19, a aplicação para os fanáticos do golfe
Quisemos saber o que aconteceu aos vencedores das anteriores edições do PNIC. A Hole 19, que venceu em 2011, é uma aplicação que reúne informação detalhada para golfistas, cobrindo mais de 80% de todos os campos de golfe mundiais
Pode parecer impossível, mas há pessoas que nunca ouviram falar de vocês. Como lhes descreveriam a vossa empresa?
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Pode parecer impossível, mas há pessoas que nunca ouviram falar de vocês. Como lhes descreveriam a vossa empresa?
Hole19 é uma aplicação para iPhone, dirigida aos golfistas e que lhes proporciona uma visão única do seu jogo, oferecendo as mais variadas informações do campo onde se encontra, ou onde tenciona jogar. É uma plataforma completa para o mundo do golfe, que recolhe estatísticas em tempo real, mede as distâncias com recurso a GPS e aconselha ao jogador o taco a utilizar, baseando-se nas distâncias personalizadas do utilizador. Esta aplicação apresenta, também, um "scorecard" digital e permite a visualização aérea dos buracos.
Em que é que a vossa empresa hoje em dia difere daquilo que idealizaram originalmente quando arrancaram com o conceito?
A Hole19 foi lançada há quase três anos e, na altura, focava-se mais em funcionalidades do que na experiência do utilizador. Com o tempo, o "input" dos nossos utilizadores e a experiência que adquirimos no mercado, aprendemos a valorizar de forma diferente a experiência do golfe. Depois de termos lançado várias versões diferentes da aplicação original, chegamos a um ponto em que queremos diferenciar-nos das aplicações concorrentes no mercado e, por isso, estamos neste momento a lançar uma versão 2.0 que virá a alterar a experiência do golfista no campo.
Receberam 25 mil euros de prémio monetário por vencerem a edição de 2011. Onde é que investiram esse dinheiro e que frutos teve esse investimento?
O prémio PNIC de 2011 foi o primeiro reconhecimento do nosso esforço e colocou-nos no mapa como uma "start-up" promissora no mercado português. O prémio facilitou-nos a nossa primeira contratação, que acelerou o desenvolvimento do produto e crescimento da empresa.
Que tipo de projecto é que gostariam de ver vencer a 6.ª edição do PNIC?
Temos acompanhado o crescimento do ecossistema de "start-ups" a nível nacional e acreditamos que Portugal tem todas as condições necessárias para competir com os vários ecossistemas espalhados pelo mundo, como por exemplo Londres ou Berlim. O tipo de projecto que gostaríamos de ver veneer a 6.ª edição do PNIC seria um projecto com ambição global, para que possa continuar a mostrar ao mundo o talento e a criatividade que existe em Portugal.
O que faz falta às indústrias criativas portuguesas?
Neste período de desafios que se vive em Portugal, a possibilidade de criar o seu próprio emprego, por oposição a trabalhar por contra de outrem, é algo que era pouco comum na fase em que nós iniciámos. Temos de aprender a projectar a nossa voz e dizer ao mundo aquilo que fazemos em Portugal. É uma lição que nós próprios aprendemos com o tempo e gostávamos de passar para todos os que tencionam iniciar o seu próprio projecto.
Se a vossa empresa/projecto fosse a uma entrevista de emprego e lhe perguntassem onde vai estar em 2020, o que responderiam?
Em 2020, a Hole19 vai ser a marca de referência quando se fala de golfe. Tendo ampliado já a sua gama de produtos disponíveis no mercado a nível global, acrescentando valor não só para a própria indústria de golfe, como também para todas as indústrias que com ela se relacionam como, por exemplo, a indústria de turismo e lazer.