“O graffiti sempre se manifestou, o graffiti está reclamando”

Documentário "Cidade Cinza", dos brasileiros Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, descreve graffiti de São Paulo como reacção a uma cidade que "sufoca"

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Plano aéreo da cidade de São Paulo. Prédio, prédio, prédio. Cinza, cinza, cinza. “São Paulo está muito quieta, os jovens estão muito calmos”, diz a dupla de artistas brasileiros Os Gêmeos, sentados num colchão com vista para o mural apagado. Estávamos em 2008, no início da rodagem do documentário Cidade Cinza, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo. Na projecção do filme que o PÚBLICO acompanhou em Janeiro deste ano, no Cinema Itaú, na Rua Augusta, em São Paulo, o cenário já é de pós-manifestações. Em Junho de 2013, milhares de brasileiros saíram à rua. Muito perto dali, a Avenida Paulista foi um dos palcos privilegiados dos protestos que começaram por tentar impedir o aumento do preço do bilhete de autocarro mas que se transformaram em manifestações contra problemas estruturais no Brasil, da saúde à educação, dos transportes à corrupção.

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Plano aéreo da cidade de São Paulo. Prédio, prédio, prédio. Cinza, cinza, cinza. “São Paulo está muito quieta, os jovens estão muito calmos”, diz a dupla de artistas brasileiros Os Gêmeos, sentados num colchão com vista para o mural apagado. Estávamos em 2008, no início da rodagem do documentário Cidade Cinza, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo. Na projecção do filme que o PÚBLICO acompanhou em Janeiro deste ano, no Cinema Itaú, na Rua Augusta, em São Paulo, o cenário já é de pós-manifestações. Em Junho de 2013, milhares de brasileiros saíram à rua. Muito perto dali, a Avenida Paulista foi um dos palcos privilegiados dos protestos que começaram por tentar impedir o aumento do preço do bilhete de autocarro mas que se transformaram em manifestações contra problemas estruturais no Brasil, da saúde à educação, dos transportes à corrupção.

No escuro da sala de cinema, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo – a dupla de artistas Os Gêmeos, com trabalho reconhecido mundialmente – continuam dizendo que quem pinta as paredes, como eles, “está falando, a cidade está a sufocar”. A denunciar e pedir mudanças, muito antes do mar de gente que saiu às ruas. “O graffiti sempre se manifestou, está aí reclamando… Eles estão subindo nos prédios para o povo ser ouvido. Dizem que naquela época, em 2008, o graffiti era uma das únicas manifestações da cidade em que os jovens estavam falando algo. E era muito verdade. Quatro anos depois, olha o que aconteceu. Ele estava cantando a bola. Porquê? Porque ele está na rua há 20 anos. E quem está na rua sabe dos problemas”, diz-nos Marcelo Mesquita no escritório da produtora SALA 12, lançada em 2007 com Cidade Cinza, que espera agora conseguir fazer chegar o filme a Portugal.

O documentário teve estreia nacional no Brasil em Novembro do ano passado, depois de um campanha de crowdfunding que ajudou a financiar a produção. Em Cidade Cinza - que para além de Os Gêmeos conta com a participação de Nunca, Nina, Finok, Zefix e Ise, e banda sonora de Criolo e Daniel Ganjaman - os graffiti de São Paulo são descritos como uma reacção à cidade verticalizada, com falta de oportunidades para todos. ”Porque é que o Rio de Janeiro não tem a mesma cena de graffiti? Porque eles têm outras válvulas de escape, a praia, as montanhas”, explica Marcelo. A par de uma viagem pela história dos graffiti em São Paulo, e da forma como ganhou personalidade própria para lá da influência norte-americana, o filme denuncia a “política do cinza” que entrou em força na cidade entre 2008 e 2009.

A Lei Cidade Limpa foi criada em 2007 no mandato de Gilberto Kassab (perfeito de São Paulo entre 2006 e 2012) com o objectivo de reduzir a poluição visual, permitindo que muitos dos graffiti da cidade fossem apagados. A prefeitura contratava empresas para fazer o serviço de limpeza e cada uma acabava por seguir as suas próprias regras. No documentário, os realizadores acompanharam uma dessas “brigadas” que cobriam com tinta cinzenta os graffiti da cidade, mostrando o processo de “curadoria” da equipa: “Você acha que isso é arte? Esse arranca fora, esse deixa que está bonito”, diz para a câmara Luiz Alves da Costa, auxiliar de gabinete da Subprefeitura de Pinheiros, São Paulo. O que é feito da “política do cinza” hoje? “Ela sofre reduções e significativos aumentos, é difícil de compreender. É um serviço terceirizado. A prefeitura paga a algumas empresas que têm de cumprir uma meta de apagar tantos metros quadrados com tinta cinza por dia”, afirma Marcelo Mesquita.

Em Maio do ano passado, depois de a prefeitura ter apagado três murais de Os Gêmeos no bairro do Glicério, em São Paulo, a dupla brasileira escreveu numa parede: “Sr. Perfeito: nesta cidade existem muitos problemas sérios que precisam de resultados. Não gaste tempo e $ apagando graffiti nas ruas!” Para Os Gêmeos, como para Marcelo Mesquita, não é só uma questão de não apagar a arte paulista. Nem tão pouco de decidir o que merece ficar ou não. É um combate à censura, porque cada desenho é uma voz: “Se você entender que o ‘cara’ vai lá colocar o nome ou a sua mensagem na rua porque ele não está concordando com esse status quo de aceitação do poder público, você não pode apagar. O filme se posiciona contra a censura. Apagar o que é dito nas ruas. Se não existe de facto um diálogo entre o poder público e a sociedade, é censura.”