Portal sobre direitos e deveres responde a partir desta terça-feira a quase mil perguntas de cidadãos

Foto
Fundação Manuel dos Santos propõe-se tornar o Direito intelegível para os cidadãos comuns Foto: Pedro Cunha

O portal é uma criação da Fundação Francisco Manuel dos Santos e tem, para já, 900 perguntas e outras tantas respostas, arrumadas em nove temas e 100 assuntos, sobre todas as áreas do direito, feitas por uma equipa coordenada por um juiz.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O portal é uma criação da Fundação Francisco Manuel dos Santos e tem, para já, 900 perguntas e outras tantas respostas, arrumadas em nove temas e 100 assuntos, sobre todas as áreas do direito, feitas por uma equipa coordenada por um juiz.

Mariana França Gouveia, administradora da Fundação, explicou à agência Lusa que a página da internet pretende responder de forma simples a questões que todos os dias se colocam às pessoas, acrescentando que uma equipa vai acompanhar o "site" e colocar novas respostas e perguntas, sempre que justifique.

A página "é mais um exemplo da 'marca' da Fundação, que é a de fornecer informação às pessoas", no caso, informação jurídica. A responsável explicou que para aceder à página não é necessário registo e salientou a facilidade de pesquisar os assuntos, que vão do direito civil ao penal, do fiscal ao administrativo.

Que valor tem um negócio celebrado por um menor? Pode uma empresa usar a gravidez como justa causa para despedimento? Uma pessoa que, para salvar a vida, causa a morte de outra é punida criminalmente? Quem mora num rés-do-chão pode exigir não pagar condomínio do elevador? É crime entrar no jardim de alguém sem o seu consentimento? As respostas estão na página, que foi esta terça-feira apresentada publicamente em Lisboa.

Mariana França Gouveia disse que não está prevista qualquer publicidade ao portal e adiantou que, a partir de agora e durante mais de dois meses, a estação televisiva SIC vai transmitir diariamente programas de um minuto com uma dessas perguntas e a respectiva resposta.

"Nem todos os cidadãos conhecem bem os seus direitos e deveres. A complexidade do Estado de Direito é tal que faz com que muitos possam ser prejudicados pelo desconhecimento dos seus direitos ou que nem sempre tenham um comportamento adequado e conforme aos seus deveres", pode ler-se no portal.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos lançou também, recentemente, o portal "Conhecer a Crise", com os principais indicadores relativos à evolução da atividade empresarial em Portugal desde 2007, e o POP -- Portal de Opinião Pública, com ensaios e projectos em várias áreas da realidade portuguesa.

A Fundação é uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública que pretende "promover a participação da sociedade civil na reflexão e no debate sobre todas as questões relevantes que digam respeito à comunidade nacional".