O festival Happy Holi está de volta a Portugal
Está a chegar mais uma edição do festival Happy Holi. O sucesso do ano passado ditou que a iniciativa se repetisse — e em mais cidades. O Porto é a primeira a receber a festa colorida, a 22 de Junho
De 45 em 45 minutos, uma explosão de cor misturada com música, dança e alegria para todo o tipo de público. O Happy Holi deixou marca no ano passado, no Porto e em Lisboa, por isso, este ano repete-se.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
De 45 em 45 minutos, uma explosão de cor misturada com música, dança e alegria para todo o tipo de público. O Happy Holi deixou marca no ano passado, no Porto e em Lisboa, por isso, este ano repete-se.
"É um festival de música com actuações de DJ nacionais", explica Fernando Sá, promotor do evento. "No ano passado, o evento correu muito bem, tivemos um feedback fantástico e tivemos solicitações por parte do público para apostar noutras cidades. Fizemos um estudo e acreditamos que nestas cidades haverá bastante adesão pelo facto do evento se realizar com quase um mês de distância entre cada uma das cidades", refere.
O objectivo da organização é ultrapassar as 12 mil inscrições conseguidas em 2013. Por isso, já há cinco zonas confirmadas em Portugal: Porto, a 22 de Junho; Braga, a 20 de Julho; Algarve, a 10 de Agosto; Lisboa, a 14 de Setembro; Coimbra, a 28 de Setembro.
"A intenção é poder proporcionar o evento ao máximo de pessoas possíveis espalhadas pelo país", conta Fernando Sá. Além destas localidades, estão ainda a ser trabalhados acordos para que o Happy Holi vá aos Açores e à Madeira.
Happy Holi começa no Porto
A cidade do Porto é a primeira a receber o festival. E o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP) é o palco para a festa. "O grande motivo do festival e a grande atracção são as cores utilizadas. Os participantes reúnem-se todos a curtir o festival e, de 45 em 45 minutos, há um countdown onde as pessoas fazem o lançamento das cores para o ar. Cria-se ali um espírito de alegria e de emoção fantásticos, num ambiente super descontraído", explica o promotor.
"Conseguimos criar um ritmo muito dinâmico", diz. "Uma das coisas que sentimos no ano passado foi que houve uma energia e uma euforia desde o início do festival até ao fim", continua. No evento, que começa às 14h e acaba às 22h, pode ouvir-se "um pouco de tudo", sobretudo música comercial. "Temos hip-hop, reggae, R&B, mas maioritariamente música electrónica".
Os nomes do cartaz ainda não foram revelados pela organização. "Eu penso que até ao final desta semana, início da próxima, já revelamos o cartaz do Porto", partilha o organizador. Se queres fazer parte deste festival, já podes comprar o bilhete online. Até 30 de Abril, há condições especiais de pré-venda e descontos de 50% para grupos e familiares. Os packs de grupo custam 30 euros e incluem quatro bilhetes adulto e os de família custam 24 euros e incluem dois bilhetes de adulto e dois de criança. Até 30 de Abril, os bilhetes de adulto custam 15 euros e os bilhetes de criança (menores de 12 anos) custam nove euros. Depois de 30 de Abril, os bilhetes de adulto custam 18 euros e os de criança custam 12 euros. Todos eles incluem dois sacos de pó colorido. Os menores de seis anos não pagam entrada.