Governo melhora previsões para o desemprego em 2015

Taxa de desemprego será de 14,8%. Previsão anterior apontava para 15%.

Foto
Enric Vives-Rubio

Maria Luís Albuquerque destacou esta como sendo a principal alteração ao cenário macro-económico definido pelo Governo para o próximo ano.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Maria Luís Albuquerque destacou esta como sendo a principal alteração ao cenário macro-económico definido pelo Governo para o próximo ano.

Num documento distribuído aos deputados a 19 de Março, durante uma audição parlamentar da ministra das Finanças, a previsão do executivo para a taxa de desemprego em 2014 apontava para 15,7% da população activa e, em 2015, para 15%. Mas na altura a ministra avisou que essa estimativa poderia ser alterada.

O anúncio foi feito esta terça-feira no final do Conselho de Ministros que aprovou as medidas de redução na despesa que o Governo está a preparar para conseguir chegar ao final de 2015 com um défice de 2,5%.

Este pacote de medidas era determinante para o Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia fecharem a 11ª avaliação da troika.