Lionesa, um novo mercado ao ar livre em Matosinhos
O Mercado Lionesa é inaugurado dia 11 de Abril. Do sushi aos livros, o espaço ao ar livre vai reunir comércio com diferentes marcas e ofertas
A rua da Lionesa volta a estar em festa, desta vez com uma dupla inauguração. Enquanto de um lado da rua se inaugura o Mural Rua da Lionesa, o maior mural de arte urbana do Norte do país, do outro lado abre portas o Mercado Lionesa, o novo espaço do centro de negócios, inspirado nos conceitos de “street food” e “street market”, e que integra no mesmo local espaços de alimentação, venda de produtos e eventos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A rua da Lionesa volta a estar em festa, desta vez com uma dupla inauguração. Enquanto de um lado da rua se inaugura o Mural Rua da Lionesa, o maior mural de arte urbana do Norte do país, do outro lado abre portas o Mercado Lionesa, o novo espaço do centro de negócios, inspirado nos conceitos de “street food” e “street market”, e que integra no mesmo local espaços de alimentação, venda de produtos e eventos.
São muitas as ofertas que o Mercado Lionesa promete. Assim como nos mercados tradicionais, em que se pode encontrar de tudo um pouco, vão estar presentes diferentes marcas de alimentação, de moda, vestuário infantil, livros, bijuteria e também cabeleireiros. As perspectivas para a abertura deste espaço são “muito boas”, segundo Viviana Cardoso, responsável pelo marketing da Lionesa.
Com uma área superior a 600 metros quadrados, o mercado vai funcionar na Rua da Lionesa, em Leça do Balio, na cidade de Matosinhos, que é também fonte de inspiração para a abertura do espaço. Viviana Cardoso explica ao P3 que o Mercado Lionesa “vai trazer muito do que é Matosinhos para dentro de portas.” Desde barracas de praia onde os mercadores se vão instalar, a um contentor marítimo que “vai servir de área técnica aos mercadores da parte da alimentação, e que trará também a imagem do Porto de Leixões.” O objectivo é recriar o ambiente ligado ao mar, característico da cidade.
Quanto à variedade de marcas presentes neste mercado, Viviana esclarece que “há marcas que vêm pela primeira vez do 'online' para o 'cara-a-cara', assim como outras que já estão consolidadas no mercado, mas que também estarão connosco.” Acrescenta ainda que o valor pago pelos mercadores para a presença no Mercado é “simbólico, irrisório”: “A Lionesa está a apostar na consolidação neste projecto, e quer permitir às marcas do online que tenham acesso à possibilidade de ter um espaço físico”, explica a responsável.
Com presença marcada no Mercado já estão marcas como Shika Street Food Project, Comida de Rua, Go Natural, Anjos Urbanos, Bazar da Lapa, Lovely Bazar, Chique & Fun, Rosa com Canela, Ethnic-Chic, Fyodor Books, Smart Lunch, Portugal Enlatado, Oficina do Alfredo, Z’s, Stop and Go, Atelier de Costura, entre outras.
O novo espaço da Lionesa inaugura a 11 de Abril, e está aberto de segunda a sábado, das 10h às 19h. Existe ainda a possibilidade de organização de jantares e eventos, sob marcação.