Zuckerberg junta-se à lista de executivos com um dólar de salário e rendimentos de milhões
Fundador do Facebook gastou 653 mil dólares em viagens de jacto privado e vendeu acções por 3300 milhões.
O valor foi comunicado nesta segunda-feira pela empresa ao regulador de mercados financeiros americano, num documento que detalha também as remunerações dos outros executivos e da administração.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O valor foi comunicado nesta segunda-feira pela empresa ao regulador de mercados financeiros americano, num documento que detalha também as remunerações dos outros executivos e da administração.
Apesar do ordenado reduzido, Zuckerberg teve rendimentos e regalias avultados ao longo do ano. Na lista de remunerações estão listados um pouco mais de 653 mil dólares (473 mil euros) de despesas relacionadas com o uso do avião privado da empresa, que todos os executivos podem usar para “maximizar” o “tempo produtivo” e que, no caso de Zuckerberg, pode também ser usado por motivos de segurança.
Além disto, o fundador da rede social vendeu cerca de 3300 milhões de dólares em acções. Depois da entrada em bolsa, Zuckerberg manteve uma posição maioritária na empresa, correspondente a 55,2% do poder de voto e que lhe dá possibilidade de controlo sobre todas as decisões. As acções correspondem a uma fortuna aproximada de 27 mil milhões de dólares, um pouco mais de um terço do empréstimo acordado entre Portugal e a troika.
O resto da equipa executiva do Facebook, composta por mais quatro pessoas, tem salários anuais entre 295 e 395 mil dólares.
Os fundadores do Google, Larry Page (que é hoje o presidente executivo) e Sergey Brin, também estão na lista de milionários com salários de um dólar.