FPF cria “Gala Quinas de Ouro” para homenagear personalidades
A atribuição de um prémio anual à personalidade que mais se evidencia no futebol é uma das iniciativas de comemoração do centenário da FPF.
Será na primeira edição da “Gala Quinas de Ouro” – assim designada pela FPF -, prevista para Dezembro deste ano, que o organismo irá premiar e distinguir, pela primeira vez, as personalidades e conjunto de personalidades que mais se destacarem em cada época.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Será na primeira edição da “Gala Quinas de Ouro” – assim designada pela FPF -, prevista para Dezembro deste ano, que o organismo irá premiar e distinguir, pela primeira vez, as personalidades e conjunto de personalidades que mais se destacarem em cada época.
Entre as iniciativas apresentadas – que serão presididas por Cavaco Silva, presidente da República -, realce ainda para a organização da final da Liga dos Campeões, que este ano se realiza no Estádio da Luz. “O nosso maior desafio e, porventura, o ponto mais alto destas comemorações, é a organização da final da Liga dos Campeões”, explicou o líder federativo, sublinhando que estão 6000 pessoas a trabalhar para essa final.
Além da importância de organizar a final da Champions, Fernando Gomes revelou ainda que se vai realizar um jogo do Centenário (da FPF) no Estádio Nacional do Jamor. Este está agendado para dia 31 de Maio e trata-se de um encontro particular entre as selecções de Portugal e Grécia – o último da selecção nacional, em território português, com vista a preparar o Mundial deste ano.
“Trata-se de uma decisão histórica e que constituirá também um momento de profunda homenagem a Eusébio da Silva Ferreira”, acrescentou o dirigente.
Com o objectivo de alcançar todas as iniciativas propostas, Fernando Gomes já criou uma comissão organizadora, da qual fazem parte o ex-guarda-redes Vítor Baía, os presidentes da Associação de Futebol (AF) de Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto e Beja, Júlio Vieira, Nuno Lobo, Nuno Silva, Lourenço Pinto e José Ramalho, respectivamente. Assim como Fernando Seara, advogado, Ricardo Serrado, historiador e o economista Ernesto Ferreira da Silva.
Os Correios de Portugal (CTT) anunciaram, também nesta segunda-feira, que se associaram às comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através do lançamento de um Postal do Centenário da FPF e de vários postais com personalidades históricas relacionadas com o organismo.
O Postal do Centenário da FPF, de acordo com o site oficial do organismo que tutela o futebol em Portugal, terá uma tiragem limitada a 9000 mil exemplares. Já os restantes postais, que podem contar com figuras como as de Eusébio, Luís Figo, Cristiano Ronaldo ou a conquista do Mundial de sub-20 (em 1989, na Arábia Saudita), terão uma tiragem de 4000.
Com esta iniciativa os CTT contam homenagear a federação, pelo facto de este organismo – que tutela o futebol nacional - contribuir para a difusão do nome de Portugal “aos quatro cantos do mundo”.
Fernando Gomes explicou ainda que prevê o arranque da construção da Casa das Selecções para Janeiro de 2015, de forma a que a infra-estrutura esteja apta a ser utilizada em Abril de 2016.