Brevemente: este concurso premeia a criatividade lusófona
O Concurso Universitário Internacional de Design e Multimédia é destinado a todos os estudantes do ensino secundário e universitário de países de expressão lusófona. Inscrições até 8 de Abril
O Brevemente é um concurso universitário internacional de design e multimédia promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Universidade de Coimbra. O objectivo é estimular a criatividade nas comunidades dos países de língua oficial portuguesa e premiar novos valores no design e multimédia no meio académico lusófono. Os trabalhos podem ser submetidos até 8 de Abril através deste formulário.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Brevemente é um concurso universitário internacional de design e multimédia promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Universidade de Coimbra. O objectivo é estimular a criatividade nas comunidades dos países de língua oficial portuguesa e premiar novos valores no design e multimédia no meio académico lusófono. Os trabalhos podem ser submetidos até 8 de Abril através deste formulário.
"Queremos elevar a fasquia e superar o sucesso das edições passadas." Quem o diz é Tiago Santos, membro da Comissão Organizadora do Brevemente, que já vai na 4ª edição. A expectativa quanto a este ano já é muita, e já foram enviadas mais de 50 propostas para a pré-selecção dos trabalhos.
O reconhecimento público de quem participa é também um objectivo do projecto. Em conversa com o P3, Tiago Santos conta que "acima de tudo, existe uma valorização dos participantes, há um reconhecimento fora das portas das academias". "Os trabalhos são expostos, catalogados, publicados, e o estudante começa a ter um contacto prévio com a sociedade civil", acrescenta.
Além do reconhecimento fora do âmbito académico, o objectivo é também valorizar o trabalho dos participantes, e a escolha de um júri reputado também é uma mais-valia. A edição deste ano tem como jurados Alice Geirinhas, Clara Almeida Santos, José Bártolo, Lizá Ramalho e Luís Moreira, todos eles especialistas nas áreas de design e comunicação. As categorias a concurso são: livre, social, informação e tipografia. O trabalho que melhor se enquadre no tema da XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra “REDES” será também distinguido.
O concurso divide-se em três fases: numa primeira etapa, os trabalhos são enviados e submetidos a uma pré-selecção, que decorre até 8 de Abril, para depois serem avaliados pelo júri. Segundo Tiago Santos, é feita uma pré-selecção para que “o júri se concentre em avaliar os melhores trabalhos para cada categoria em competição, o que permite aos jurados um trabalho mais minucioso, reflectido e com o maior cuidado na avaliação dos trabalhos a premiar.” Segue-se a exposição dos trabalhos seleccionados, de 23 de Abril a 8 de Maio, na Casa das Caldeiras da Universidade de Coimbra e, por fim, a 30 de Abril decorre a entrega e exibição dos trabalho vencedores, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
Notícia actualizada em 25/3/14 — O prazo de submissão de trabalhos foi alargado até 8 de Abril.