O que valem os Sharks fora de Durban?
Numa jornada onde os Crusaders descansam, os jogos grandes da ronda 6 do Super Rugby realizam-se na África do Sul
Highlanders-Hurricanes
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Highlanders-Hurricanes
Os Highlanders vão apresentar cinco alterações relativamente à equipa que foi vencida pelos Western Force no fim-de-semana passado, sendo a mais significativa o regresso de Brad Thorn à segunda-linha. Os anfitriões irão receber uma equipa extremamente motivada, após ter cilindrado os Cheetahs. No entanto, os Hurricanes foram igualmente obrigados a mexer na equipa após sofrerem lesões nas linhas-atrasadas, sendo as ausências do ponta All Black Cory Jane e do defesa James Marshall as baixas mais significativas.
Jogador em destaque nos Highlanders: Aaron Smith
Jogador em destaque nos Hurricanes: Beauden Barrett
Waratahs-Rebels
Os Waratahs vão mexer no “pack” avançado, após a fraca prestação da equipa no fim-de-semana passado, contra os Brumbies. Benn Robinson cede o seu lugar a Sekope Kepu na primeira-linha e o “gigante” Will Skelton regressa à segunda-linha. Kurtley Beale reencontra a sua antiga equipa - onde acabou por ser despedido por conduta inapropriada -, que até agora apenas conseguiu uma vitória na competição. A maior preocupação dos Rebels será travar uma distribuição rápida de bola para as linhas-atrasadas da equipa da casa, que leva uma média de quatro ensaios por jogo e tem em Israel Folau a sua principal figura: o australiano já conta com cinco ensaios em três jogos.
Jogador em destaque nos Waratahs: Israel Folau
Jogador em destaque nos Rebels: Luke Burgess
Blues-Cheetahs
Nenhuma destas equipas tem confirmado a boa prestação da pré-temporada, mas os Blues, com Jerome Kaino e Ma’a Nonu de regresso, têm qualidade q.b. para levar de vencida uma equipa sul-africana que não tem conseguido dominar as fases dinâmicas do jogo. Quando entrar em campo, Adriaan Strauss completará 50 jogos no Super Rugby ao serviço dos Cheetahs e terá a difícil tarefa de mobilizar as tropas de uma equipa que, em cinco jogos, já sofreram 19 ensaios. O flanqueador Lappies Labuschagne foi preterido por Jean Cook, o ponta Raymond Rhule vai ceder o lugar para Hennie Daniller, enquanto François Venter lesionado, abandona o “tour” pela Oceânia.
Jogador em destaque nos Blues: Frank Halai
Jogador em destaque nos Cheetahs: Adriaan Strauss
Brumbies-Stormers
Após um começo errático, os Brumbies estabilizaram e, após terem neutralizado os Waratahs, partem com confiança rejuvenescida apesar de terem perdido o influente centro Henry Speight e o pilar Scott Sio, ambos por lesões. Os Stormers, por seu lado, procuram revitalizar uma parte do jogo que tem vindo a ser criticada há um par de épocas: a incapacidade de obter ensaios - esta época apenas marcaram cinco em quatro jogos. O samoano Sailosi Tagicakibau terá a oportunidade de se estrear na presente temporada pelos Stormers, obrigando Gio Aplon a mudar-se para “15”, enquanto Peter Grant substitui Demetri Catrakilis a médio-abertura.
Jogador em destaque nos Blues: Jesse Mogg
Jogador em destaque nos Cheetahs: Gio Aplon
Force-Chiefs
Os Western Force procuram uma inédita terceira vitória consecutiva e quererão monstrar que os resultados obtidos até agora não foram obra do acaso. Os Chiefs iniciam a sua digressão pela Austrália e África do Sul com a má notícia de que Robbie Fruean estará, novamente, impossibilitado de jogar nas próximas seis a oito semanas, devido a mais um problema cardíaco. Os visitantes, apesar de ainda não terem atingido a forma que os fez conquistar dois títulos consecutivos, continuam imbatíveis na competição e deverão ultrapassar o primeiro obstáculo da digressão com alguma facilidade.
Jogador em destaque nos Force: Nick Cummins
Jogador em destaque nos Chiefs: Tim Nanai Williams
Lions-Reds
Os Lions, equipa surpresa da prova, não pode contar com o talonador Robbie Coetzee devido a lesão, mas recuperaram o centro Lionel Mapoe. Com Marnitz Boshoff ao leme, a equipa de Joanesburgo será sempre uma dor de cabeça para qualquer equipa e os Reds não deverão ser excepção. Os australianos tentarão utilizar o poder das linhas-atrasadas, apesar de terem perdido o ponta Chris Feauai-Sautia, por lesão.
Jogador em destaque nos Lions: Marnitz Boshoff
Jogador em destaque nos Reds: Quade Cooper
Bulls-Sharks
Os Sharks contam com quatro vitórias em outros tantos jogos, mas jogaram sempre em Durban e vão disputar a primeira partida fora, deslocando-se ao Loftus Versveld. As duas equipas já se encontraram nesta temporada, na primeira jornada, e os Sharks esmagaram os Bulls. Apesar de um começo desastroso, com derrotas em Durban e Bloemfontein, os anfitriões voltaram a jogar um râguebi pragmático e com o regresso do mítico capitão Victor Matfield ao “pack” avançado (após uma curta reforma de dois anos), de Jacque Louis Potgieter a abertura e com o Springbok Dewald Potgieter a “8”, (depois de uma temporada nos Yamaha Jubilo no Japão), os Bulls podem provocar a surpresa da jornada.
Jogador em destaque nos Bulls: Dewald Potgieter
Jogador em destaque nos Sharks: Marcell Coetzee