Lammily: uma Barbie com as medidas de uma mulher normal
O artista e investigador Nickolay Lamm lançou no mercado uma nova boneca, mais realista do que a Barbie. Tem as proporções de uma rapariga normal de 19 anos e defende um estilo de vida saudável
O que aconteceria se as bonecas fossem feitas a partir das medidas standard do corpo humano? Foi a pergunta a que respondeu Nickolay Lamm com a criação de Lammily, a boneca inspirada nas medidas da rapariga comum americana de 19 anos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O que aconteceria se as bonecas fossem feitas a partir das medidas standard do corpo humano? Foi a pergunta a que respondeu Nickolay Lamm com a criação de Lammily, a boneca inspirada nas medidas da rapariga comum americana de 19 anos.
"Average is beautiful" (A média é bonita) é o “slogan” do projecto tornado público no início de Março. A boneca tem cabelo castanho, maquilhagem simples e uma vida saudável, mas não deixa o estilo de parte.
Ao contrário de várias versões da sua principal concorrente, a nova boneca mexe os pulsos, os cotovelos, os joelhos e os pés e mede pouco mais de 27 centímetros. Depois de anos de controvérsia acerca das proporções irrealistas da Barbie, Nickolay Lamm, artista e investigador, criou, em Janeiro de 2013, um conceito que acabaria por tornar-se viral: uma boneca com proporções da mulher comum.
Uma "Lammily" a 25 dólares
Lamm, em entrevista à revista Time, admite que o projecto surgiu porque, no último ano, vários pais o questionaram acerca de onde poderiam adquirir a boneca. "Mas ninguém pode comprá-la, porque ela não existe", respondeu o artista ao longo de 2013.
A Lammily pode agora ser adquirida online (desde o dia 5 de Março) através de uma plataforma de “crowdfunding” que pretende angariar 95 mil dólares para financiar a continuidade da produção das bonecas.
O fundador do projecto quer alargar a gama de bonecas a várias raças e tipos de corpo, para que se pareça cada vez mais com a mulher comum. Não vai ser vendida nas lojas e as entregas estão marcadas para Novembro. A Lammily custa 25 dólares (cerca de 18 euros — valor que não inclui portes de envio), e já foram encomendadas mais de duas mil bonecas.