Chiefs tiveram que sofrer, Waratahs impõe respeito

Os Brumbies conseguiram uma vitória tranquila em Melbourne, mas não alcançaram o ponto de bónus ofensivo

Chiefs são líderes isolados na conferência neozelandesa

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Chiefs são líderes isolados na conferência neozelandesa

Com duas vitórias em dois jogos, a equipa Hamilton são líderes isolados na conferência neozelandesa. No entanto, foi necessária muita perseverança e espírito de sacrifício para levar de vencida a equipa dos Highlanders. Tim Nanai-Williams conseguiu o primeiro ensaio para a os Chiefs ao fim de 10 minutos, mas a falta de disciplina da equipa da casa aliada a um ensaio dos Highlanders, através do flanqueador John Hardie, colocavam ao intervalo os visitantes na frente do resultado (16-7). Na segunda metade, a equipa de Wellington melhorou a disciplina, o jogo à mão e, apesar de uma defesa resoluta dos Highlanders, conseguiu dois ensaios - Liam Messam (47’) e Charlie Ngatai (67’) -, passando para à frente do marcador (21-19).

Incrível Folau, imparáveis Waratahs

Foto

Os Waratahs são, até ao momento, a equipa sensação da prova. Duas vitórias, nove ensaios, dois bónus ofensivos e 75 pontos em dois jogos garantem a liderança isolada do Super Rugby à terceira jornada. Para tal contribuíram as mais excitantes linhas-atrasadas da competição. Dois ensaios por Israel Folau, que conta já com cinco ensaios em duas partidas, um ensaio de Peter Betham e o jogo ao pé de Bernard Foley colocaram a equipa da casa a vencer ao intervalo, por 19-5 - Lachie Turner marcou o ensaio dos Reds após Folau ter visto um cartão amarelo por ter colocado intencionalmente a bola fora de campo com a mão. No segundo tempo após um ensaio de Kurtley Beale, que permitiu à equipa de Sydney obter o ponto bónus ofensivo, os Waratahs apenas geriram a vitória tranquila (32-5), mas ficou evidente que terão de melhorar nos alinhamentos para a próxima jornada.

A força não esteve com a equipa de Melbourne

Após a derrota da semana passada, os Brumbies reduziram os erros do jogo anterior e, conseguindo constantemente ultrapassar a linha da vantagem dos anfitriões, adiantaram-se rapidamente no marcador, com ensaios de Scott Fardy (10’), Jesse Mogg (14’) e Robbie Coleman (23’). Sem que os Force conseguissem sequer pontuar, a equipa de Camberra vencia ao intervalo por claros 24-0. Todavia, na segunda parte os Brumbies surgiram apáticos, quase que se limitaram a defender e, com com apenas mais três pontos adicionais, desperdiçaram a oportunidade de obter o tão desejado ponto bónus ofensivo. Os Force, apesar de conseguirem reduzir a desvantagem nos instantes finais da partida (14-27), com ensaios de Jayden Hayward (77’) e Ben McCalman (82’), não esconderam as debilidades defensivas e os constantes erros no jogo à mão.