Sector têxtil investe 12 milhões de euros em promoção
Programa de promoção envolve mais de 1100 eventos até Junho de 2015.
Em declarações ao PÚBLICO, Paulo Vaz, director-geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), adiantou que que o programa apoia a participação de mais de 200 empresas, em 1100 iniciativas, o que representa um recorde de eventos apoiados por uma associação empresarial.
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Em declarações ao PÚBLICO, Paulo Vaz, director-geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), adiantou que que o programa apoia a participação de mais de 200 empresas, em 1100 iniciativas, o que representa um recorde de eventos apoiados por uma associação empresarial.
A promoção do sector, que no ano passado exportou 4,2 mil milhões de euros, para 187 países, envolve 35 países, onde se incluem os principais mercados do sector, como Europa e os Estados Unidos, mas também novas geografias.
Paulo Vaz adianta que as empresas do sector estão a registar bons crescimentos em países como a Colômbia, a Rússia, o Japão, o Peru e o Brasil. Segundo o responsável, o continente africano, com destaque para Angola e áfrica do Sul, também se estão a revelar mercados interessantes.
As acções da indústria têxtil são desenvolvidas pela Selectiva Moda, o “braço armado da associação para a internacionalização”, na definição de Paulo Vaz, e responsável pelo Modtissimo, feira da indústria têxtil, que decorreu nos últimos dois dias no Porto, com a participação de mais de 300 empresas.
O sector têxtil exporta mais de 70% da produção e as vendas para fora da zona euro já representam 18% do total. Paulo Vaz garante que a tendência é para que este peso cresça para 20% até 2015 e 25% até 2020.
A indústria do calçado também divulgou esta quinta-feira o seu plano de investimentos em promoção para 2014 e 2015. O sector anunciou o investimento de 20 milhões de euros até 2015, em acções de promoção internacional cujo objectivo é fazer desta indústria "a mais sofisticada a nível mundial".
A associação do sector, a APICCAPS, adiantou que 90% do investimento será canalizado para a participação em feiras internacionais.
Segundo a Lusa, entre as novas acções promocionais previstas pela associação está, também, o apoio ao desenvolvimento dos planos de comunicação empresarial de 50 empresas portuguesas de calçado, para que possam "assumir um maior protagonismo e ter uma imagem diferenciada".
O sector do calçado exportou no ano passado 1,7 mil milhões de euros, correspondendo a 95% da sua produção.