Adidas retira T-shirts que ligam o Brasil ao turismo sexual

Governo brasileiro considerou que as camisolas promoviam os estereótipos e o turismo sexual e pressionou a marca alemã.

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As T-shirts seriam vendidas apenas nos Estados Unidos DR

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Uma das camisolas mostra o desenho de uma mulher de formas generosas num pequeno biquini e tem uma frase que, em Inglês, leva a duas interpretações, uma desportiva, outra sexual: “Looking to Score”, qualquer coisa como “À espera de marcar”.

No segundo modelo lê-se “I love Brazil” (amo o Brasil) e surge um coração decorado com o que parece ser o rabo de uma mulher na parte de baixo de um biquíni invertida.

Numa nota de repúdio publicada online, na terça-feira, o Ministério do Turismo brasileiro disse rejeitar “qualquer relação entre os ícones nacionais e imagens de apelo sexual”. Através do Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo, o ministério informa que “vai formalizar uma reclamação junto da Adidas pela associação que a empresa alemã fez de símbolos nacionais com desenhos de conotação sexual”. 

A alemã Adidas, que é a segunda maior marca de artigos desportivos e uma das principais patrocinadoras do Mundial 2014, anunciou, depois da nota ministerial, que retirava os produtos do mercado mas sublinhou que se tratava de uma edição limitada destinada apenas aos postos de venda nos Estados Unidos.

Só que o Brasil está, há anos, em luta contra os estereótipos – a ideia da mulher brasileira sensual e sexualmente disponível – e contra o turismo sexual. A própria Presidente Dilma Rousseff anunciou uma campanha agressiva contra este tipo de turismo e de protecção ao menores durante o Campeonato do Mundo de Futebol, que começa a 12 de Junho, e que deverá atrair ao país perto de 600 mil estrangeiros.