Bélgica-Portugal ao minuto
A partir das 14h00, acompanha aqui o jogo da selecção nacional de râguebi, em Bruxelas, na oitava jornada da fase de apuramento para o Mundial 2015
Bélgica, 6 - Portugal, 19
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Bélgica, 6 - Portugal, 19
Final da partida: Importante e merecida vitória de Portugal, por 19-6. Com este resultado a selecção nacional afasta o "fantasma" da despromoção e ainda pode chegar ao Mundial 2015.
79' - A Bélgica tenta nos últimos minutos o ensaio que lhes pode garantir o ponto de bonus defensivo (derrota por menos de oito pontos).
75' - Ensaio de Portugal! Carl Murray fura a defesa belga e faz o toque de meta. Bettencourt falha a conversão. A selecção nacional pode finalmente respirar com 13 pontos de vantagem (19-6).
72' - Portugal recupera um jogador e joga com 14.
72' - Os belgas, apesar de terem dois jogadores a mais, preferem tentar chutar aos postes para garantirem três pontos, mas falham a conversão da penalidade.
70' - A Bélgica volta a estar perto da linha de ensaio portuguesa, mas Portugal tem resistido bem.
66' - Os Lobos resistem e conseguem defender-se bem, apesar de estarem com menos dois jogadores.
63' - Portugal em sérias dificuldades. Cartão amarelo para Eric dos Santos. A selecção nacional joga com 13 jogadores.
62' - Pela primeira vez a Bélgica fica perto do ensaio. Na sequência da jogada Fernando Almeida vê o cartão amarelo. Portugal vai jogar os próximos 10 minutos com 14 jogadores.
55' - Portugal continua a perder a bola nas formações-ordenadas favoráveis e não consegue criar plataformas de ataque.
49' - Os belgas voltam a desperdiçar uma penalidade e Portugal mantém os oito pontos de vantagem.
46' - Portugal consegue finalmente traduzir a superioridade em campo com a obtenção de um ensaio, marcado por Gonçalo Uva. Pedro Bettencourt falha a conversão: 14-6 para a selecção nacional.
41' - Recomeça a segunda parte em Bruxelas. Os belgas vão ter que jogar os primeiros nove minutos do segundo tempo com 14 jogadores.
- Com as vitórias da Geórgia e da Roménia, georgianos e romenos já garantiram os dois primeiros lugares do Grupo 1A e o apuramento para o Mundial 2015. As derrotas de russos e espanhóis são boas notícias para Portugal que, desta forma, ainda continua na luta pelo terceiro lugar, que dará direito a disputar uma fase de repescagem.
Intervalo: Portugal termina os primeiros 40 minutos a vencer, por 9-6, mas não aproveitou duas excelentes oportunidades para marcar ensaio. A equipa nacional, mais uma vez, está a sentir muitas dificuldades nas formações-ordenadas.
40' - Na sequência da falta belga, Portugal volta a não aproveitar uma formação-ordenada a cinco metros da linha de ensaio.
39' - Portugal volta a estar muito perto do ensaio, mas o pilar Julien Massimi trava o ataque português em falta e vê o cartão amarelo. A Bélgica jogará os próximos 10 minutos com 14 jogadores.
- A Géorgia derrotou a Rússia, por 36-10, e garantiu o apuramento para o Mundial 2015.
36' - Portugal está melhor nestes últimos minutos e é recompensado com mais três pontos. Pedro Bettencourt converte a terceira penalidade e a selecção nacional está pela primeira vez na frente do marcador: 6-9
32' - A selecção nacional volta a cometer falta numa formação-ordenada, a cinco metros da linha de ensaio belga e perde uma excelente oportunidade de ataque.
31' - Grande contra-ataque de Portugal e Vasco Uva fica a centímetros do ensaio.
26' - Nova penalidade para Portugal, a cerca de 40 metros dos postes. Pedro Bettencourt não falha (6-6).
21' - A equipa nacional insiste em jogar ao pé, mas a estratégia não está a resultar.
19'- Portugal está a cometer faltas sucessivas e volta a ser penalizado por isso, mas desta vez Williams falha uma penalidade fácil, em frente aos postes.
17' - Falta portuguesa numa formação-ordenada favorável à selecção nacional e os belgas agradecem. Alan Williams dá nova vantagem à Bélgica (6-3).
15' - Portugal está a dominar a partida, mas tem cometidos alguns erros no ataque.
- Em Cluj, a Roménia derrotou a Espanha, por 32-6.
10' - Pedro Bettencourt não falha a segunda penalidade e restabelece o empate (3-3).
5' - Ao contrário dos portugueses, os belgas aproveitam a conversão de uma penalidade para ganharem vantagem: 3-0.
2' - Penalidade para Portugal que Pedro Bettencourt desperdiça. Continua 0-0.
- Começa o jogo. Pontapé de saída para os belgas.
- Na Geórgia, também ao intervalo, a Rússia perde, por 7-10.
- Em Bruxelas o jogo está prestes a começar. Neste momento canta-se o hino português.
- Ao intervalo, a Roménia vence a Espanha, por 13-3. Se os romenos venceram a partida que está a ser disputada em Cluj, garantem um lugar no Mundial 2015.
- No XV belga, destaca-se as ausências de Julien Berger e Jens Torfs. Se o último não defronta Portugal devido a lesão, o primeiro falha a partida devido a mais uma “chantagem” francesa. Apesar de ter sido convocado, o médio-formação não foi dispensado pelo La Rochelle.
- Frederico Sousa, seleccionador português, escolheu a seguinte equipa: 1 - Jorge Segurado, 2 - João Correia, 3 - Cristian Spachuk, 4 - Eric dos Santos, 5 - Gonçalo Uva, 6 - Fernando Almeida, 7 - Vasco Uva, 8 - Jacques Le Roux, 9 - Emmanuel Rebelo, 10 - Diogo Miranda, 11 - Gonçalo Foro, 12 - Carl Murray, 13 - Pedro Bettencourt, 14 - Tomás Noronha, 15 - Nuno Penha e Costa.
- São várias as baixas na equipa nacional, umas por lesão, outras por “indisponibilidade” dos jogadores. Entre as ausências destacam-se as de Julien Bardy, Francisco Fernandes, Frederico Oliveira, Tony Martins, José Lima, Aurélien Béco, Pedro Leal, Francisco Vieira de Almeida e Samuel Marques.
- Os belgas não têm qualquer vitória nas sete jornadas já disputadas – conseguiram um empate, em casa, contra a Espanha (21-21).
- Portugal e Geórgia já se defrontaram por 12 vezes e a selecção nacional leva vantagem: oito vitórias, duas derrotas e dois empates. No ano passado, no Estádio Universitário de Lisboa, os Lobos venceram, por 18-12.
- Apenas os dois primeiros classificados garantem automaticamente um lugar no Mundial 2015. O terceiro colocado terá que de disputar uma repescagem que envolverá ainda o segundo melhor na zona de apuramento africana (provavelmente Madagáscar ou Uganda), o terceiro posicionado da zona das Américas (quase de certeza o Uruguai) e o país que ficar no segundo lugar do apuramento asiático.
- A selecção nacional ocupa o quinto lugar da Divisão 1A com sete pontos, menos 11 pontos do que a Rússia, terceira na classificação. A Geórgia e a Roménia lideram o grupo com 26 pontos. A Bélgica é última classificada, seis pontos.
- Portugal defronta neste sábado, às 14h00, em Bruxelas, a selecção da Bélgica na terceira jornada da segunda volta da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2015, que será disputado em Inglaterra.