Dia dos Namorados faz subir reservas de quartos em hotéis do Algarve
A oferta de pacotes românticos e o facto de coincidir com o fim-de-semana está a potenciar as viagens.
No Memmo Baleeira, um hotel em Sagres, Vila do Bispo, as reservas aumentaram cerca de 50% para esta sexta-feira de Dia dos Namorados em relação à sexta-feira e ao fim de semana passados.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
No Memmo Baleeira, um hotel em Sagres, Vila do Bispo, as reservas aumentaram cerca de 50% para esta sexta-feira de Dia dos Namorados em relação à sexta-feira e ao fim de semana passados.
Em declarações à Lusa, a chefe de recepção disse que, dos 144 quartos que existem, há 28 ocupados para este fim-de-semana de época baixa, estimando-se que o número aumente se o mau tempo aliviar.
A subida da taxa de ocupação, explicou Patrícia Marques, está também relacionada com a oferta de um pacote especial com jantar romântico, itinerário de bicicleta por Sagres e uma massagem.
A data e a oferta “escapadela romântica” do Tivoli Marina, em Portimão, também fizeram aumentar em vinte pontos percentuais a taxa de ocupação hoteleira naquele hotel, constatou o subchefe de recepção do Hotel Tivoli Marina, José Cardoso.
Na sexta-feira passada, a ocupação rondava os 47% e, para esta sexta-feira, a ocupação registada é da ordem dos 67%, existindo mais quartos duplos ocupados e clientes que optaram pelo pacote romantic scape, que inclui noite em quarto com morangos e champanhe e jantar romântico, revelou José Cardoso.
O presidente da maior associação de hotéis do Algarve, Elidérico Viegas, disse estar “convicto” de que haverá um aumento da procura, sobretudo do alojamento de hotéis por parte dos portugueses, aproveitando o dia de São Valentim”.
“De facto nos últimos anos, as comemorações do S. Valentim têm cada vez mais aderentes e o facto de coincidir com o fim-de-semana pode ser um motivo extra para as pessoas virem ao Algarve passarem um fim-de-semana prolongado”, considerou o presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
Elidérico Viegas referiu que os preços são “mais atraentes neste período de época baixa” e acrescentou que o Algarve não está “tão confrontado com o mau tempo como o resto do país”, factores que ajudam a um aumento na taxa de ocupação hoteleira.
Um estudo da agência de viagens online eDreams revela que Portugal ocupa a 4.ª posição entre os destinos de viagem escolhidos pelos portugueses no Dia dos Namorado e que no topo das cidades preferidas para o São Valentim deste ano estão Faro (Algarve) e Funchal (Madeira).
As cidades de Madrid (Espanha), Paris (França) e Londres (Inglaterra) são as cidades europeias preferidas dos portugueses para namorar.