Maria de Belém Roseira vai presidir à comissão de inquérito aos ENVC

Foto
Daniel Rocha

António Gameiro, Jorge Fão, Rui Paulo Figueiredo e Agostinho Santa são os restantes deputados escolhidos para o inquérito, pedido potestativamente pelo PCP com a colaboração da restante oposição.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

António Gameiro, Jorge Fão, Rui Paulo Figueiredo e Agostinho Santa são os restantes deputados escolhidos para o inquérito, pedido potestativamente pelo PCP com a colaboração da restante oposição.

Os parlamentares socialistas Sandra Pontedeira e Rui Pedro Duarte serão os elementos suplentes.

Esta não é a estreia de Maria de Belém Roseira à frente das comissões de inquérito parlamentares. Maria de Belém foi presidente do inquérito ao BPN, em 2009.
 
Já da parte da tarde os restantes partidos com assento parlamentar indicaram os parlamentares que farão parte dos trabalhos.

O PSD indicou os deputados Mónica Ferro, Fernando Negrão e Eduardo Teixeira. Para além daqueles três deputados, vão integrar a comissão Afonso Oliveira, Nuno Sá Costa, Ângela Guerra e Jorge Paulo Oliveira, como efetivos, disse hoje à Lusa fonte da bancada social-democrata. Odete Silva e Carlos Abreu Amorim foram indicados pelo PSD como suplentes.

O PCP indicou os deputados António Filipe, vice-presidente da Assembleia da República, e a deputada Carla Cruz, que têm seguido a matéria na comissão parlamentar de Defesa Nacional. Como suplente, foi indicado o deputado comunista Jorge Machado.

O CDS-PP vai ser representado pelos deputados Abel Baptista, Otília Gomes. João Rebelo será suplente.

Pelo BE, vai tomar posse a deputada Mariana Aiveca, como efectiva, e o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, está indicado como suplente.