Paulo Fonseca: "Quando terminar o prazo, todos os clubes ficarão mais tranquilos"

O técnico do FC Porto confirmou a saída de Izmailov para o Azerbaijão e desejou felicidades ao russo.

Foto
"Espero que Izmailov seja muito feliz no Azerbaijão" Miguel Riopa/AFP

"Não vou falar sobre o mercado de transferências, mas, naturalmente, é um assunto que não passa ao lado de ninguém e hoje, quando terminar o prazo, todos os clubes ficarão mais tranquilos e focados", disse o treinador dos "dragões", a poucas horas do fecho da janela de transferências de Inverno.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Não vou falar sobre o mercado de transferências, mas, naturalmente, é um assunto que não passa ao lado de ninguém e hoje, quando terminar o prazo, todos os clubes ficarão mais tranquilos e focados", disse o treinador dos "dragões", a poucas horas do fecho da janela de transferências de Inverno.

Sem individualizar nenhuma das potenciais saídas, como Fernando, Mangala e Otamendi, Paulo Fonseca confirmou apenas o empréstimo do russo Marat Izmailov, que há cerca de quatro meses não treinava com os "dragões", aos azeris do FC Gabala.

"Hoje, finalmente, posso dizer alguma coisa sobre o Marat Izmailov. Vai ser emprestado ao clube que vocês já sabem [FC Gabala] e acaba aqui a novela do Izmailov. Espero que seja muito feliz no Azerbaijão", acrescentou Paulo Fonseca.

Uma semana depois de vencer o Marítimo para a Taça da Liga, no Dragão (3-2), o FC Porto volta a cruzar-se com a formação insular, desta vez para a 17.ª jornada da Liga e nos Barreiros.

"Tivemos dificuldades em vencer este Marítimo, que é uma excelente equipa, muito bem orientada. Tem um princípio de jogo próprio e bem definido, apostando na qualidade e velocidade dos seus avançados", disse Paulo Fonseca.

O treinador acrescentou que será, com certeza, um jogo difícil, mas isso não retira a ambição ao FC Porto de querer ganhar. "Reconhecemos a dificuldade do jogo, mas queremos vencer na Madeira, apesar das dificuldades esperadas", disse.

Com a saída do argentino Lucho Gonzalez, jogador uma vez mais elogiado por Paulo Fonseca, que admitiu várias hipóteses internas para o substituir no "onze", o treinador revelou que o guarda-redes Helton será o "capitão" em campo.

Face à possibilidade de o plantel dos "dragões" ficar reduzido apenas a 22 jogadores, Paulo Fonseca adiantou que tal cenário não o preocupa, porque o FC Porto tem na equipa B um bom municiador de jogadores, como já tem acontecido durante a época.

O treinador encarou ainda com optimismo o mês que se aproxima, com nove jogos nas mais variadas competições, como a Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa.

"Felizmente que temos muitos jogos e termos muitos jogos é bom sinal, mas temos consciência de que será um ciclo muito importante para a época do FC Porto", considerou.