Azulejo tradicional de Add Fuel em Coimbra
O espaço Mercearia de Arte Alves Silvestre recebe o mais recente trabalho de Add Fuel com azulejaria tradicional portuguesa
Diogo Machado, mais conhecido por Add Fuel, inaugura o trabalho “Concentricum”, na Mercearia de Arte Alves & Silvestre, em Coimbra, no dia 1 de Fevereiro às 21h30.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Diogo Machado, mais conhecido por Add Fuel, inaugura o trabalho “Concentricum”, na Mercearia de Arte Alves & Silvestre, em Coimbra, no dia 1 de Fevereiro às 21h30.
A mostra, patente até dia 28 de Fevereiro, pretende “fazer o balanço, um resumo de alguns anos de trabalho”, esclarece o artista. “É quase como uma retrospectiva com alguns dos meus trabalhos, dos mais antigos aos mais recentes, principalmente em azulejo”.
Esta já não é a primeira vez que Add Fuel trabalha com o azulejo. O recente trabalho “Tem Sempre Encanto” (na rua Fernão de Magalhães), em homenagem à cidade de Coimbra, integra-se nesta exposição, que revela não apenas "infindáveis padrões da nossa azulejaria" como também "uma imensidão de universos imaginários, povoados de criaturas de ficção (quase) científica, que têm tanto de simpáticas como de assustadoras, tanto de sarcásticas como de hilariantes", como escreve a curadora Lara Seixo Rodrigues.
"É nestes universos, irremediavelmente influenciados pelo mundo do skate, do punk, dos videojogos ou da animação, que encontramos reflexo do (já longo) percurso de Diogo Machado enquanto ilustrador. O mesmo, com que brinca e nos brinda na re-interpretação e na re-invenção da azulejaria tradicional portuguesa, alinhando precisa e simetricamente, uma enormidade de figuras de data contemporânea, que formam elementos plenos de plasticidade e de historicidade."
Para além de “repensar o azulejo e a questão concêntrica”, a exposição individual terá peças inéditas em stencil, trabalhos em cerâmica e em madeira e outros, que reflectem o próprio processo criativo.
Add Fuel trabalha na área da ilustração como freelancer e já recebeu pedidos de marcas internacionais como a Nike, MTV, Red Bull e Burton.