Polícia russa prende mulher com cinto de explosivos em autocarro de Stavropol
São procurados três islamistas da Kabardino-Balkária, uma repúblcia do Cáucaso. Jogos Olímpicos de Inverno começam a 7 de Fevereiro.
Tudo indica que as cinco mortes mortes estão relacionadas com a preparação de um atentado e as autoridades disseram que três homens da repúblcia caucasiana da Kabardino-Balkária são suspeitos; já eram procurados por antentados anteriores.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Tudo indica que as cinco mortes mortes estão relacionadas com a preparação de um atentado e as autoridades disseram que três homens da repúblcia caucasiana da Kabardino-Balkária são suspeitos; já eram procurados por antentados anteriores.
Stavropol é um das portas de entrada na região do Cáucaso, onde existe um movimento islamista radical que a polícia crê ser responsável pela vaga de atentados em Volgogrado no final do ano e a poucas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi (que se situa a 250 km de Stavropol).
Os carros, segundo um porta-voz do serviço federal de segurança, citado pela Interfax, são todos da mesma marca e estavam estacionados em dois bairros diferentes da cidade. Foram encontrados na quarta-feira. "Cinco cadáveres, com ferimentos de balas, forma encontrados em quatro carros. Um engenho artesanal, colocado junto de um dos veículos, explodiu sem causar feridos", disse a mesma fonte. Um segundo engenho explosivo foi desactivado por um robot.
A polícia disse que um dos mortos é um taxista.
O governo russo, liderado pelo Presidente Vladimir Putin, já tinha adoptado medidas extraordinárias de segurança após os atentados de Volgogrado que mataram 34 pessoas e deixaram dezenas de feridos, algumas em estado grave. Putin anunciou então que iria aniquilar "todos os terroristas" do país e surgiram receios de que os atantados se alastrassem a outras cidades.
Os Jogos Olímpicos de Inverno começam a 7 de Fevereiro em Sochi, a estância balnear do Mar Negro que fica na extremidade ocidental das montanhas do Cáucaso onde os rebeldes pretendem criar um Estado islâmico.
O Comité Olímpico russo disse que já todas as medidas de segurança foram accionadas e que pouco mais se pode fazer para garantir a segurança dos jogos. Foram mobilizados quase 40 mil agentes de segurança para Sochi.