Natal com chuva e vento: Protecção Civil contabiliza 2583 ocorrências

Nesta quarta-feira, a linha costeira está sob aviso laranja.

Fotogaleria

Oito distritos do norte e centro permaneciam na noite e madrugada desta quarta-feira sob aviso laranja devido a previsões de chuva, vento e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Oito distritos do norte e centro permaneciam na noite e madrugada desta quarta-feira sob aviso laranja devido a previsões de chuva, vento e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Numa previsão actualizada na página do IPMA na Internet às 2h00, mantém-se o aviso laranja nos distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Os outros distritos do continente estão sob aviso amarelo, o menos grave na escala de avisos do IPMA, devido sobretudo à chuva e, nos distritos com linha costeira, ao vento e ao estado do mar. Só os distritos de Santarém, Portalegre e Évora passaram para aviso verde, o menos grave.

O IPMA colocou a linha costeira sob aviso laranja devido a previsões de ondas que podem atingir os sete metros, até quinta-feira.

Em comunicado, a Marinha alertou a comunidade marítima, "em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar".

De acordo com informação da Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e de São Martinho do Porto, encontrando-se condicionadas as de Leixões e de Lisboa.

Para o dia de Natal, o IPMA prevê para o Continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, que poderão ser fortes nas regiões Norte e Centro, com granizo e acompanhados de trovoada, queda de neve acima de 800 metros nas regiões Norte e Centro, vento fraco a moderado, soprando forte (35 a 55 km/h) com rajadas até 85 km/h nas terras altas e descida de temperatura.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir da tarde, vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas a partir da tarde.

Nos Açores, as previsões para o dia de Natal apontam para, em todos os grupos, céu geralmente muito nublado, aguaceiros em geral fracos, vento muito fresco com rajadas até 65 km/h, tornando-se fresco.

Notícia actualizada às 13h56 com novo balanço de ocorrências da Autoridade Nacional da Protecção Civil