Nova nota de dez euros começará a circular depois do Verão de 2014
Substituição de notas vai continuar, mas calendário ainda não foi anunciado.
A data precisa da entrada em circulação será anunciada quando a nota for apresentada, a 13 de Janeiro de 2014", adianta o BCE.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A data precisa da entrada em circulação será anunciada quando a nota for apresentada, a 13 de Janeiro de 2014", adianta o BCE.
A futura nota de dez euros está inserida na emissão de nova série de papel-moeda, sob a designação Europa, que o BCE está a lançar e que começou com os exemplares de cinco euros, que entraram em circulação na Primavera do corrente ano.
Progressivamente, deverão entrar em circulação novas notas de 20, 50, 100, 200 e 500 euros, mas o calendário ainda não é conhecido. Esta série inclui um retrato de “Europa”, figura mitológica grega que deu origem ao nome do continente, no holograma e na marca de água.
Mais de dez anos depois do lançamento do euro, os novos exemplares apresentam características de segurança adicionais, de forma a dificultar a falsificação: um holograma da cara da princesa Europa, perceptível quando se inclina a nota, um holograma em filigrana da cara, visível à transparência, e um número em cor com efeitos luminosos e mudança de tinta.
As notas antigas começarão a ser retiradas de circulação gradualmente, não estando fixada nenhuma data para a sua perda de validade.
A fim de apoiar a introdução do novo papel-moeda, foi criado um programa de parcerias a nível do Eurosistema para fabricantes e fornecedores de equipamento de notas, bem como para clientes e utilizadores.
Nas moedas, não está prevista qualquer alteração.