Ilustradores portugueses André da Loba e Marta Monteiro distinguidos nos EUA
Society of Illustrators distingue André da Loba e Marta Monteiro com a medalha de ouro. Trabalho dos ilustradores em exposição em Janeiro, em Nova Iorque
Os ilustradores portugueses André da Loba e Marta Monteiro foram distinguidos com a medalha de ouro pela norte-americana Society of Illustrators, e vão integrar a exposição anual, que é inaugurada em Janeiro em Nova Iorque, Estados Unidos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os ilustradores portugueses André da Loba e Marta Monteiro foram distinguidos com a medalha de ouro pela norte-americana Society of Illustrators, e vão integrar a exposição anual, que é inaugurada em Janeiro em Nova Iorque, Estados Unidos.
A associação, fundada em 1901 para distinguir "e promover a arte da ilustração", revelou hoje a lista dos ilustradores premiados este ano, em sete categorias distintas, e que farão parte de uma exposição anual, a inaugurar em Janeiro.
André da Loba, que já tinha sido premiado em anos anteriores, venceu agora a medalha de ouro na categoria "Moving image" pelo filme "Tuttodunpezzo", que antecipa um livro que sairá em 2014 pela editora italiana Topipittori.
Marta Monteiro conquistou a medalha de ouro na categoria "Uncomissioned" — ilustrações não publicadas em livro — com o trabalho inédito "Little People".
A obra de ambos integrará a exposição "Illustrators 56", a inaugurar a 7 de Janeiro no Museum of American Illustration, em Nova Iorque, e as medalhas de ouro serão entregues a 10 de Janeiro.
Marta Monteiro é licenciada em Artes Plásticas-Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto e o seu trabalho tem-se repartido entre o ensino, o cinema de animação e a ilustração para a imprensa — tendo colaborado, por exemplo, com o "New York Times". Este ano publicou o primeiro livro para a infância e juventude com "Sombras", de uma colecção de obras sem texto da editora Pato Lógico Edições.
André da Loba, a residir nos Estados Unidos, foi considerado em 2010 um dos 200 melhores ilustradores de todo o mundo, e publicou mais de uma dezena de livros para a infância, entre os quais "Querer muito" (com João Paulo Cotrim), "O Arenque Fumado" (de Charles Cros), "Pensamientras" (com Eugénio Roda), "Elefante em loja de porcelanas" (com Adélia Carvalho), e "Bestial", para aquela colecção da Pato Lógico Edições. Colaborador regular do "New York Times", André da Loba foi premiado em Maio passado pela revista norte-americana 3x3.
Com "Sombras" e "Bestial", Marta Monteiro e André da Loba foram seleccionados também para Ilustrarte — Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que é inaugurada em Janeiro, em Lisboa.
Artigo corrigido às 16h21 do dia 19 de Novembro de 2013