OCDE diz que desemprego na Alemanha atingiu nível mais baixo desde 1991

Apenas a Áustria, com 4,9% da população desempregada, apresenta uma menor taxa de desemprego na União Europeia.

Foto
90 mil jovens estarão abrangidos por estas medidas Adriano Miranda

Em Portugal a taxa de desemprego recuou para 16,3%, menos 0,2% relativamente ao mês anterior. Em Setembro, havia 864 mil desempregados, menos nove mil do que em Agosto.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em Portugal a taxa de desemprego recuou para 16,3%, menos 0,2% relativamente ao mês anterior. Em Setembro, havia 864 mil desempregados, menos nove mil do que em Agosto.

Esta taxa é apenas ultrapassada pela Espanha, onde 26,6% da população está desempregada. Há dois meses que o relatório da OCDE não apresenta valores para a Grécia mas, segundo os números respectivos a Julho, a taxa de desemprego fixava-se nos 27,6%.

No continente europeu, o desemprego mantém-se estabilizado. Tanto na União Europeia (11%) como na Zona Euro (12,2%), os valores permanecem inalterados em relação ao mês anterior.

Só Espanha (56,5%) e Itália (40,4%) apresentam maiores taxas de desemprego jovem que os 36,9% de Portugal – percentagem que não varia em relação a Agosto. Na União Europeia o desemprego de indivíduos entre os 15 e os 24 anos chega aos 23,5% e aumenta para os 24,1% na Zona Euro.

Em Setembro, havia nos países da OCDE 47.9 milhões de desempregados, menos 144 mil que em Agosto.