Detox: bebidas que prometem limpar o corpo

Na Liquid do Porto há sumos e smoothies para todos os gostos e objectivos: desintoxicar o organismo, dar brilho à pele e ao cabelo, combater a depressão e o envelhecimento

Fotogaleria

Há muito que os primos Mariana e José Costa, formados em Gestão, sonhavam criar um negócio próprio. Quando se cruzaram com a Liquid em Lisboa, aberta há já três anos, perceberam logo que era aquilo. "Sempre fomos muito ligados à alimentação saudável e ao desporto, por isso adorámos logo o conceito", recorda Mariana, 26 anos. Em Dezembro de 2012, depois de saberem que a proprietária, Teresa Alves Barata, queria expandir o negócio, estavam no primeiro lugar da fila. E no início de Outubro tinham as portas abertas no Porto.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Há muito que os primos Mariana e José Costa, formados em Gestão, sonhavam criar um negócio próprio. Quando se cruzaram com a Liquid em Lisboa, aberta há já três anos, perceberam logo que era aquilo. "Sempre fomos muito ligados à alimentação saudável e ao desporto, por isso adorámos logo o conceito", recorda Mariana, 26 anos. Em Dezembro de 2012, depois de saberem que a proprietária, Teresa Alves Barata, queria expandir o negócio, estavam no primeiro lugar da fila. E no início de Outubro tinham as portas abertas no Porto.

No coração da Baixa, na Praça Filipa de Lencastre, transformaram uma antiga loja de ferramentas num oásis de vida saudável e acrescentaram ao franchising dos sumos uma carta de comida. Mas vamos aos líquidos. A carta divide-se em quatro grupos - Brilho, Alegria, Vitalidade e Saúde -, cada um direccionado para um objectivo diferente. Se os sumos Brilho se assumem como "tónicos de saúde e beleza", os Vitalidade prometem um "reforço de energia e boa disposição" e os Saúde têm como objectivo "desintoxicar e reforçar o sistema imunitário". Os sumos Alegria "são os clássicos", para os que querem arriscar menos. "Ainda são os mais pedidos porque as pessoas se assustam com algumas misturas", admite a proprietária, com formação complementar na área da Nutrição.

Também para combater esse conservadorismo, Mariana e José decidiram ter um sumo do dia, sempre diferente, que vai introduzindo alimentos menos convencionais, como pepino, aipo, gengibre, salsa ou espinafres. "O nosso objectivo também é esse: fazer com que as pessoas mudem um bocadinho os seus hábitos alimentares", assume a jovem portuense.

Foto
Mariana e José decidiram introduzir alimentos menos convencionais, como gengibre, pepino ou aipoNelson Garrido

Em todos os sumos e smoothies da carta é também possível acrescentar os super-alimentos - "alimentos superconcentrados em aminoácidos, vitaminas e minerais" - , por mais um euro, para uma acção ainda mais robusta. Exemplos? O cacau cru "actua como um antidepressivo natural", o camu camu " tem 30 vezes mais vitamina C do que uma laranja", as ervas de cevada e de trigo "são uma fonte de clorofila", o guaraná "é um antioxidante" e as bagas goji "têm acção anti-envelhecimento".

Os sumos variam entre os 3,20 euros (pequeno) e os 4,10 (grande) e ossmoothies entre os 4,20 (pequeno) e os 5,20 euros (grande).

Para completar o menu, os primos decidiram apostar numa carta de comida, seguindo o mesmo princípio de alimentação saudável e transformar o Liquid Porto também numa opção para pequenos-almoços, almoços e lanches.

Os menus sande + sumo (a 5,90 euros) ou salada + sumo (6,90 euros) são as opções diárias e mais compostas. Na lista há sandes de queijo brie, tomate e presunto (3,20), salmão, queijo creme e tomate (3,20), pêra abacate, queijo creme, tomate a alface (3,20), mozzarela, tomate e pesto (2,90), requeijão e doce de abóbora (2,90), brie e compota de framboesa (2,90), brie e mel (2,90). Mas há também outras alternativas - e sempre diferentes - para picar: as empadas de cogumelos, as empadas de frango e as quiches de goji são alguns exemplos.

O menu pequeno-almoço, "que também sai muito bem ao lanche", é um gelado de açaí granola e banana, por 3,90 euros. Mas há também fatia de pão com requeijão e doce de abóbora (1 euro), fatia de pão com mel (0,90) e pão torrado com creme de soja e compota (1 euro).

Programas "detox"

Para os mais corajosos - ou os mais necessitados de uma desintoxicação - os programas "detox" são a opção certa. Trocando por miúdos: passar três (ou dois ou um) dias só a beber sumo. Sim, é possível e, garante Mariana Costa, que já o fez algumas vezes, "quase viciante". "No primeiro dia sente-se algum desconforto, falta de trincar, mas no segundo já se está habituado; acorda-se bem, sem fome nenhuma, e anda-se muito bem durante o dia. Acaba-se o programa com uma sensação de bem-estar e sente-se vontade de continuar a comer verdes", alicia a jovem.

O programa mais radical, de três dias, inclui quatro sumos de meio litro por dia, todos com um super-alimento, e também chás para ir bebendo durante todo o dia. Quem sentir o estômago desconfortável pode comer uma maçã ou um caldo para "enganar". Nestes casos, o programa é desenhado à medida pela nutricionista responsável pela loja de Lisboa, Teresa Alves Barata, depois de se preencher uma ficha online, no site da Liquid. Pode optar-se pelo programa original, pelo slim (cujo objectivo não é emagrecer, mas inclui alimentos menos calóricos, favorecendo a perda de peso), ou pelo beauty detox (para a beleza natural: cabelo, pele, unhas - tudo fica mais brilhante). Estes programas custam 80 euros (mais IVA).

Os detox low cost podem ser feitos por um dia (18 euros) ou dois (34 euros) e incluem três sumos por dia, também com um super-alimento incluído, sendo nestes casos aconselhável acompanhar o menu do dia com uma salada ou uma sopa.